Home Top Ad

Ilhas de edição ficam diante das câmeras em documentário inédito do canal Curta!

Share:

Divulgação Curta!
Existe um lugar em que todo o material gravado de um filme vai parar. Lá é onde a história termina de ser contada, e onde ela pode mudar até o último minuto. Esse lugar é chamado ilha de edição — embora não lembre em nada um lugar cercado por água, e sim por monitores e computadores. Esse ambiente misterioso não costuma ser revelado pelas câmeras, mas agora o documentário “Na Ilha” — que estreia com exclusividade no Curta! — dá protagonismo a ele e aos profissionais desse setor do audiovisual, os montadores.

No longa, dirigido por Julia Bernstein e Vinícius Nascimento, 20 montadores do cinema brasileiro expõem seus processos criativos, suas nuances, escolhas e métodos. Entre os entrevistados, está Daniel Rezende, montador em filmes como “Cidade de Deus”/2002, “Tropa de Elite”/2007, “Ensaio sobre a Cegueira”/(2008); Cristiana Amaral (“Serras da Desordem”/2006; “O Homem Que Não Dormia”/2012) e Eduardo Escorel (“Santiago”/ 2007; “Cabra Marcado Para Morrer”/1984).

“Na Ilha” explora espaços de intimidade, introspecção, mas também de muita potência criativa. O filme é uma produção da Sumafilmes viabilizada pelo canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Quarta do Cinema, 26/08, às 22h.

Documentário conta a intensa história de vida da soprano Maria Callas

O documentário “Maria Callas: Vida e Obra” conta a história da famosa soprano — um dos maiores nomes da história da ópera — através de um vasto material de arquivo. O filme mostra que o drama presente em suas performances também fora uma constante em sua vida desde a infância até o turbulento romance com o milionário grego Aristóteles Onassis.

O longa, produzido em 1987,traz entrevistas com grandes nomes do showbusiness e da ópera da época, como o diretor Franco Zeffirelli, o grande tenor Giuseppe di Stefano e o pianista Robert Sutherland, que tocou com Callas em seu último recital, em 1974, no Japão.  A exibição é na Segunda da Música, 24/08, às 21h.



Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.