Obra-prima de Hugo Carvana é revisitada por seus realizadores no documentário do canal Curta!

Divulgação Curta!
O filme “Vai Trabalhar, Vagabundo”, de 1973, é considerado um marco do renascimento da comédia no cinema nacional. Produzido no Rio de Janeiro, o longa também marcou a carreira de Hugo Carvana: além de ter sido ator protagonista, ele estreava como diretor de cinema. O filme é um manifesto, debochado e de alma carioca, contra a falsa moral e os bons costumes pregados nos anos de chumbo da ditadura militar brasileira.

Quatro décadas depois, “Vai Trabalhar, Vagabundo” é revisto e comentado por Carvana e outros realizadores do filme no documentário de média-metragem “Éramos Todos Loucos”, a ser exibido no Curta!. Os depoentes integraram a geração do “desbunde”, um movimento de contracultura — formado por artistas, jornalistas e demais intelectuais — que se utilizava da ironia e do escracho para, de alguma forma, enfrentar o autoritarismo vigente.

Em “Vai Trabalhar, Vagabundo”, Carvana vive o personagem Secundino Meireles, o Dino, típico malandro que vive de apostas e pequenos trambiques. “Um personagem adorável (...), rebelde, louco, moleque. E que, ao sair da cadeia, olha pro sol e fala: — Bom dia, professor!”, relembra o ator e diretor, falecido em 2014, durante o documentário.

Ao revisitar esse clássico do cinema brasileiro, “Éramos Todos Loucos” lembra a importância dos momentos de descontração em tempos sisudos, especialidade de Carvana, que agora é levada adiante por seus filhos Pedro e Rita Carvana, diretores do documentário. A exibição é na Quarta do Cinema, 12 de agosto, às 22h30.

Crise da democracia pelo mundo é tema de debate em documentário de Belisario Franca

A democracia representativa vem sendo tema de discussões ao redor do mundo. Sua prevalência como sistema e sua própria definição têm sido colocadas à prova por movimentos sociais e grupos da sociedade civil em nações como Estados Unidos, França, Egito, Ucrânia e Brasil. Nos últimos anos, golpes de estado foram consolidados, governos caíram e outros foram substituídos por alternativas bastante controversas.

Tais dilemas e desafios são tema do documentário “O Paradoxo da Democracia”, do diretor Belisario Franca (“Soldados do Araguaia”/2018, “Amazônia Eterna”/2014), a ser exibido no Curta!. Produzida pela Giros Filmes, o longa foi viabilizado pelo canal através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A exibição é na Sexta da Sociedade, 14 de agosto, às 22h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato