Os efeitos e benefícios do sal são tema do 'Globo Repórter' desta sexta-feira

Divulgação Globo
Os efeitos e benefícios do sal são tema do 'Globo Repórter' que será reexibido nesta sexta-feira, dia 7. Mocinho e vilão, o mineral purifica o ar que respiramos, mas também pode aumentar a pressão sanguínea quando consumido em excesso. “A ideia do programa veio da importância do sal, que dá sabor, purifica e conserva. Revelamos curiosidades e seus mais diversos usos. O resultado é uma mistura de história, amor, economia, saúde e aventura. Pitadas de sal na medida certa”, brinca a repórter Bette Lucchese.

Em Porto Alegre, o casal de médicos Sandra e Flávio Fuchs estuda os efeitos do sal no corpo humano há mais de 20 anos – é deles a maior pesquisa brasileira sobre hipertensão. Mas o sal que aumenta a pressão também pode ajudar quem sofre de problemas respiratórios. Na terapia do sal, conhecida como haloterapia, quatro toneladas e meia do mineral criam uma espécie de caverna, onde as micropartículas suspensas no ar matam fungos e bactérias. O tratamento foi descoberto no fim do século XIX, quando um médico polonês percebeu que os mineiros tinham uma saúde respiratória melhor que a do resto da população.

O soro caseiro, combinação de água, sal e açúcar, também é lembrado. Florestópolis, no interior do Paraná, já teve alto índice de mortalidade infantil causada pela desidratação. De cada mil nascidos, 127 não completavam o primeiro ano de vida. A situação mudou graças ao soro caseiro, que já salvou 50 milhões de crianças em todo o mundo.

Em uma viagem do Rio Grande do Norte, maior produtor de sal do Brasil, até o Salar de Uyuni, na Bolívia, maior deserto de sal do planeta, o caminho é repleto de histórias e curiosidades. Uma ilha de sal mostra como é dura a vida dos brasileiros que trabalham nas salinas. Já um hotel feito de sal revela as belezas do altiplano boliviano, cheio de lhamas e flamingos. O programa ainda explica porque o sal é usado em cerimônias de purificação de diversas religiões. “O sal já motivou guerras, ergueu impérios e estimulou o comércio entre os povos. É o tempero da vida”, conclui Bette.

O 'Globo Repórter' vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 7, depois da novela ‘Fina Estampa’.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato