Persona estreia temporada de inéditos neste domingo na TV Cultura

Divulgação 
A partir deste domingo (9/8), o Persona começa a exibir uma temporada de programas inéditos na TV Cultura. O primeiro será com o diretor teatral, dramaturgo e artista plástico Gerald Thomas. A missão de entrevistá-lo ficou com a atriz Fabiana Gugli, que participou de vários espetáculos dirigidos por ele, e com o jornalista Dirceu Alves Jr, apreciador e crítico dos trabalhos do cineasta.

Em entrevista, Gerald fala sobre alguns autores que, especialmente, influenciaram suas obras como Gianbattista Vico e Giordano Bruno, por causa de religião e política. “Tem a ver com o passado da minha família que terminou em um campo de concentração, perseguição religiosa e racial”, comenta.

A primeira manifestação artística de Thomas foi a pintura. “Minha mãe dizia que eu tinha um gênio da pintura na barriga. Pintura me encantava, era tudo o que eu queria ser”, diz o diretor, que foi ilustrador no New York Times e pinta e desenha compulsivamente até hoje. Seus desenhos são sempre permeados de muita angústia como peixes afogados e homens amarrados. “Quando você cresce ouvindo sobre mortes com gás, tiros, no café da manhã, almoço e jantar, algum resquício vai ter”, explica.

O dramaturgo conta como o teatro entrou em sua vida, como foi parar na produção da peça O Balcão, de 1963, e de que forma sentiu que essa ia ser a sua arte. “Eu ouvia o Hélio Oiticica falar de Jean Genet, ele era o herói dessa geração. E uma certa hora ficou conhecido no meio artístico em geral que teria uma montagem maravilhosa do Genet aqui em São Paulo. Eu estava no Rio de Janeiro e vim para São Paulo, acompanhei os 20 dias de reta final dos ensaios e quando estreou eu pensei: é isso, é claro que é isso”.

A edição traz ainda depoimentos de artistas que fizeram parte da trajetória de Thomas como Ney Latorraca, Bete Coelho, Ana Kfouri, Danilo Santos de Miranda e Edi Botelho.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato