Repórter Eco homenageia a arqueóloga Niède Guidon neste domingo na TV Cultura

Divulgação 
O Repórter Eco deste domingo (16/8) apresenta uma reportagem especial em homenagem à arqueóloga brasileira Niède Guidon, que completa 50 anos de trabalho na região do Parque Nacional da Serra da Capivara. A edição inédita ainda fala sobre ecoturismo, dentro e fora do Brasil, e ameaças à sobrevivência de diversas espécies de vaga-lumes. Apresentado por Márcia Bongiovanni, vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é considerado patrimônio da humanidade e abriga a maior concentração de pinturas e gravuras rupestres do mundo. A grande responsável pelas descobertas e defesa desse espaço é a arqueóloga Niède Guidon que, neste ano, completa 50 anos de pesquisa na região. Para homenageá-la, o programa traz uma matéria especial sobre o seu trabalho, que mudou a história latinoamericana, mas que está ameaçado pela falta de investimentos.

O Repórter Eco ainda fala sobre a Expedição Delta do Okavango. Localizado no norte de Botsuana, o Delta do Okavango é um dos santuários ecológicos da África. A região virou notícia recentemente com a morte de mais de 300 elefantes, supostamente causada por toxinas naturais. Mesmo assim, é considerada modelo de ecoturismo e inspira brasileiros que apostam no turismo de natureza no pantanal. 

A edição também apresenta uma reportagem sobre os vaga-lumes, que estão ameaçados devido a fatores como inseticidas, desmatamento, poluição luminosa e ocupação humana sem controle. A cada dia que passa, os vaga-lumes ficam mais restritos às unidades de conservação. Nas cidades, já não são mais notados nos parques, nem nas áreas verdes.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato