Home Top Ad

Repórter Eco homenageia a arqueóloga Niède Guidon neste domingo na TV Cultura

Share:

Divulgação 
O Repórter Eco deste domingo (16/8) apresenta uma reportagem especial em homenagem à arqueóloga brasileira Niède Guidon, que completa 50 anos de trabalho na região do Parque Nacional da Serra da Capivara. A edição inédita ainda fala sobre ecoturismo, dentro e fora do Brasil, e ameaças à sobrevivência de diversas espécies de vaga-lumes. Apresentado por Márcia Bongiovanni, vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é considerado patrimônio da humanidade e abriga a maior concentração de pinturas e gravuras rupestres do mundo. A grande responsável pelas descobertas e defesa desse espaço é a arqueóloga Niède Guidon que, neste ano, completa 50 anos de pesquisa na região. Para homenageá-la, o programa traz uma matéria especial sobre o seu trabalho, que mudou a história latinoamericana, mas que está ameaçado pela falta de investimentos.

O Repórter Eco ainda fala sobre a Expedição Delta do Okavango. Localizado no norte de Botsuana, o Delta do Okavango é um dos santuários ecológicos da África. A região virou notícia recentemente com a morte de mais de 300 elefantes, supostamente causada por toxinas naturais. Mesmo assim, é considerada modelo de ecoturismo e inspira brasileiros que apostam no turismo de natureza no pantanal. 

A edição também apresenta uma reportagem sobre os vaga-lumes, que estão ameaçados devido a fatores como inseticidas, desmatamento, poluição luminosa e ocupação humana sem controle. A cada dia que passa, os vaga-lumes ficam mais restritos às unidades de conservação. Nas cidades, já não são mais notados nos parques, nem nas áreas verdes.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.