Home Top Ad

Série documental revela os segredos da atmosfera terrestre nesta quinta na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
A série documental Terra, o Poder do Planeta, produção da BBC apresentada pelo geólogo Iain Stewart, revela os fascínios da atmosfera. Neste episódio exibido pela TV Brasil na quinta-feira (6), às 20h30, o cientista segue a bordo de um avião a jato, em viagem aos Andes e a Shark Bay, na Austrália, e mostra uma das principais forças naturais responsáveis por moldar o desenvolvimento da Terra.

Apesar de invisível, inodora, insípida e por vezes intangível, a atmosfera é uma das condições para a vida na Terra. Trata-se da camada que protege o planeta dos raios cósmicos e fornece o oxigênio necessário à vida.

Stewart explica que o ar é como um fluido que preenche o mundo, responsável por fenômenos como a erosão das rochas e a formação de dunas de areia, além de controlar o clima no planeta. Na Argentina, em um dos lugares mais tempestuosos da Terra, o cientista observa uma enorme tempestade ganhar força e explica as energias envolvidas.

A atmosfera terrestre é completamente diferente da de qualquer outro planeta. E de acordo com as leis normais da química, nem deveria existir. O extraordinário na camada atmosférica está na maneira como se formou. Quando o planeta nasceu, a atmosfera era composta de gases vulcânicos nocivos, não havia sinal do oxigênio de que os seres humanos dependem hoje.

Shark Bay, Austrália, é lar de algumas das formas de vida mais antigas do planeta: os estromatólitos. Essas bactérias simples foram os primeiros organismos a fotossintetizar e, com isso, bombearam oxigênio para o ar. Uma revolução, segundo Stewart. A camada de ozônio se formou e protegeu o planeta dos raios UV. E ainda permitiu o desenvolvimento de um novo tipo de vida, capaz de queimar oxigênio para sustentar um modo de existência mais complexo.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.