Home Top Ad

SKY anuncia abertura de inscrições para o Faciuni Bolsas

Share:

Reprodução
A SKY, maior operadora de TV paga via satélite do país, anuncia que estão abertas as inscrições ao Faciuni Bolsas – concurso cultural desenvolvido pela DIRECTV Latin America, em parceria com a Sundance Collab, a USC School of Cinematic Arts e a Creative Artists Agency (CAA) – que irá premiar com uma bolsa de estudos o melhor curta-metragem desenvolvido por estudantes de cinema e audiovisual. Os alunos poderão se inscrever no site www.faciuni.com do dia 27 de agosto a 30 de dezembro de 2020.

Neste ano, a SKY também realiza uma Masterclass online, que irá reunir profissionais do mercado audiovisual, no formato digital. No dia 27 de agosto, palestras serão disponibilizadas no site do Faciuni a partir das 11h30. Entre os convidados, estão o ator, diretor e garoto propaganda da SKY, Fábio Porchat, que participará do painel “Crise e Criação: como abordar processos criativos” e contará a sua experiência na produção de conteúdo do Porta dos Fundos. As conversas serão comandadas por Néstor Cantillana, ator e diretor chileno, e abordarão também os temas: Novas Gerações, Novas Reflexões, Cinema Documental; Oportunidades criativas em tempos de pandemia e O cinema na nova normalidade. 

O Faciuni Bolsas, que está em sua quinta edição no Brasil, tem como objetivo apoiar e divulgar os trabalhos dos estudantes da América Latina, colaborando com a formação e desenvolvimento profissional desses jovens. O concurso cultural também acontece em outros sete países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Porto Rico e Uruguai e já entregou cerca de 19 bolsas de estudos. 

Para participar, os alunos devem se cadastrar no site do Faciuni, produzir e enviar um curta-metragem original de no máximo 10 minutos, criado, escrito e dirigido pelo participante. O processo de seleção ocorrerá em três etapas: 
  • Entre 9 e 23 de janeiro de 2021: eleição de cinco finalistas por um júri que inclui profissionais da DIRECTV, Sundance TV, CAA e executivos da indústria de televisão e cinema; 
  • Entre os dias 4 e 18 de fevereiro acontecerá a votação online e do júri para eleger o vencedor. Os resultados serão divulgados no dia 25 de abril de 2021. 
O estudante selecionado ganha uma bolsa integral para participar do programa de verão da Warner Bros na USC School of Cinematic Arts, uma das escolas de cinema mais reconhecidas e de maior prestígio em todo o mundo e um prêmio no valor de R$10 mil para investir em equipamentos ou projetos audiovisuais. A instituição de ensino do ganhador também leva um prêmio no mesmo valor. 

Na quarta edição, em 2019, Leonardo Martinelli, brasileiro, estudante da UNISA – Universidade Estácio de Sá, conquistou a bolsa com o curta “Se o Mundo Girasse ao Contrário”. Ele garantiu sua vaga em um curso de verão na USC, onde irá aprender técnicas e ferramentas para o seu sucesso no mundo do cinema. “Fui finalista no concurso cultural por três anos consecutivos e, desde o início, sempre recebi todo o apoio e estimulo para continuar tentando. Neste ano, tive a gigantesca honra de ser o vencedor. Devido a pandemia de COVID-19, a minha bolsa teve que ser postergada para o verão de 2021. Mas em todo esse período online, o FACIUNI se mantém presente e apoiando nosso desenvolvimento de estudos e da carreira! Poder estudar e ter trocas culturais na cidade cujo o coração respira cinema é uma chance única”, afirma Leonardo.

Todas as informações sobre o processo de seleção e as condições para se candidatar às bolsas estão no site www.faciuni.com. Além disso, os curtas premiados nas últimas edições já estão disponíveis de forma gratuita no aplicativo da SKY para assinantes e não assinantes da operadora.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.