TV Cultura - Destaques da programação de 17 a 23 de agosto

Reprodução
Conheça os destaques da programação da TV Cultura de 17 a 23 de agosto.

Elas – Vera Nunes

Nesta segunda-feira (17/8), é exibido o terceiro episódio da série Elas, que retrata Vera Nunes, uma das atrizes brasileiras que soube como ninguém encarar o cinema como vida. No episódio, estão presentes vários depoimentos de pessoas que acompanharam de perto a carreira de Vera, além de uma entrevista com a própria atriz. Apresentado por Luciana Vendramini, vai ao ar às 19h45, na TV Cultura.

Roda Viva – Marcelo Adnet

Nesta segunda-feira (17/8), o Roda Viva entrevista o ator, compositor e humorista Marcelo Adnet. Ele iniciou sua carreira como ator no teatro e ganhou destaque nacional ao integrar o elenco da MTV Brasil e, posteriormente, na Rede Globo. Durante a quarentena ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, Adnet ganhou evidência nas redes sociais por seu programa de esquetes Sinta-se Em Casa, projeto que trata assuntos da política brasileira atual com humor crítico, paródias e imitações. O Roda Viva conta com uma bancada de entrevistadores formada por Anna Virginia Ballousier, repórter do jornal Folha de S.Paulo; o escritor Antonio Prata; o comunicador Marcelo Tas; Bruna Braga, humorista, comunicadora, roteirista, redatora e apresentadora do programa Vai Ser Rimando; e Helio de La Peña, humorista e escritor. Há ainda a participação remota do cartunista Paulo Caruso. Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h, ao vivo, na TV Cultura, no site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Café Filosófico Expresso – Responsabilidade e Relações

Nesta terça-feira (18/8), responsabilidade e relações são os temas do Café Filosófico Expresso. O filósofo e cientista político Fernando Schüler e o economista e escritor Eduardo Giannetti se encontram para uma conversa. Enquanto se deslocam por São Paulo, os dois dialogam sobre o Brasil polarizado, as redes sociais, o complexo de vira-lata e outros assuntos. O episódio inédito vai ao ar a partir das 23h, na TV Cultura.

#Provoca – Carolina Nocetti e Bob Burnquist

O #Provoca desta terça-feira (18/8) fala sobre o uso da cannabis medicinal. Marcelo Tas conversa remotamente com Carolina Nocetti, primeira médica brasileira com experiência internacional em consultoria técnica e aplicações clínicas de cannabis medicinal no país, e Bob Burnquist, um dos maiores nomes do skate mundial e dono de uma loja que vende produtos à base de plantas medicinais. “Em baixas doses, as pessoas estão vendo que tem ajudado muito na depressão”, afirma Bob sobre o uso da cannabis e outras plantas com fins medicinais, e o crescimento da procura neste momento de pandemia. Vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.

Revista do Esporte – Brasileirão e Champions League

O Revista do Esporte desta quarta-feira (19/8) fala sobre a rodada de meio de semana do recém iniciado Campeonato Brasileiro de futebol. Além disso, o programa tem como destaque as semifinais do mais importante torneio de clubes do mundo: a UEFA Champions League. Assim como o Brasileirão, a Liga dos Campeões da Europa tem suas partidas analisadas pelos comentaristas Roberto Rivellino, Celso Unzelte e Arnaldo Ribeiro. Com apresentação de Vladir Lemos, o jornalístico vai ao ar ao vivo, a partir das 20h45, na TV Cultura.

Opinião – Construção da História

Na quarta-feira (19/8), o Opinião celebra o Dia do Historiador, profissional que permite conhecer o passado para compreender melhor o presente. O debate, de acordo com o momento atual, questiona o que os livros de história vão contar sobre a pandemia, a necessidade de reescrever a história com o passar do tempo e sua importância. Para a conversa, Lilia Moritz Schwarcz, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e a também historiadora, e a escritora Mary Del Priore. Apresentado por Andresa Boni, vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.

Paulo César Pinheiro – Algumas Obras Notáveis

Na quarta-feira (19/8), vai ao ar o terceiro episódio da série documental Paulo César Pinheiro, que destaca alguns dos mais notáveis trabalhos da carreira do artista. Obras como o poema Realista e as canções Ingênuo e Saudades da Guanabara estão presentes no episódio, bem como depoimentos de artistas como Pixinguinha, Lenine e Rolando Boldrin. Vai ao ar a partir das 22h45, na TV Cultura.

Papo de Mãe – Prebióticos, Probióticos e Simbióticos

Nesta quinta-feira (20/8) o Papo de Mãe fala sobre os alimentos prebióticos, probióticos e simbióticos e para que servem cada um deles. Para a conversa, a nutricionista Janice Chencinski, a nutróloga Ana Luisa Vilela, que vai esclarecer dúvidas sobre o uso de vitaminas, e a mamãe Tônia Viggiano. Apresentando por Mariana Kostcho e Roberta Manreza vai ao ar às 19h10, na TV Cultura.

Doc. Mundo – A Guerra do Mundo, os Soldados Esquecidos do Exército – Legiões Estrangeiras

Nesta quinta-feira (20/8), a segunda parte da série A Guerra do Mundo, os Soldados Esquecidos do Exército, que explora as dimensões globais da Segunda Guerra Mundial, explica como o conflito se espalhou para muito além da lama e das trincheiras da França e da Bélgica, sugando milhões de não europeus em seu caminho destrutivo. O episódio é exibido a partir das 20h15, na TV Cultura.

As Coisas Que Você Precisa Saber – Química

No último episódio da série As Coisas Que Você Precisa Saber, James May tira todas as dúvidas sobre química, assunto considerado difícil por muitos. O que faz as coisas explodirem? Como posso transformar chumbo em ouro? – se pergunta o apresentador para partir para a explicação de todas as coisas que o telespectador precisa saber para entender química de um modo fácil. A atração vai ao ar nesta sexta-feira (21/8), às 20h45, na TV Cultura.

Águias da Cidade – Incêndio na Serra

O episódio da série Águias da Cidade desta sexta-feira (21/8) mostra o trabalho dos Águias para tentar conter um incêndio. No caso, é a Serra da Cantareira que está em chamas, e o acesso para apagar o fogo na mata é difícil. O coronel Falconi é quem assume essa missão, que dura horas e precisa da atuação de mais de uma aeronave. Vai ao ar a partir das 22h45, na TV Cultura.

Cine Brasil – O Menino Grapiúna

Nesta sexta-feira (21/8), vai ao ar na faixa Cine Brasil o longa O Menino Grapiúna. Na produção audiovisual, é contada a trajetória de Jorge Amado a partir de imagens inéditas e entrevistas com escritores, cineastas e amigos. O filme analisa a obra do autor baiano, sua militância no Partido Comunista e a forte relação com o Nordeste. Vai ao ar às 23h30, na TV Cultura.

Cultura Livre – Rico Dalasam

Neste sábado (22/8), Roberta Martinelli conversa remotamente com o rapper Rico Dalasam, que lançou durante a pandemia o EP Dolores Dala Guardião do Alívio. Além dele, o público confere a Canção do Isolamento, de Fernanda Takai e John Ulhoa. No quadro Clássico da Semana, tem o disco Refazenda, de Gilberto Gil. Vai ao ar inédito, a partir das 18h, na TV Cultura.

Talentos – 2ª Eliminatória

No sábado (22/8), o reality musical Talentos entra em sua segunda eliminatória. Nesta fase, quatro candidatos serão avaliados pelos jurados Miguel Falabella, Paula Capovilla, Diego Montez e Cleto Baccic. Os dois participantes com melhor nota irão avançar diretamente para as semifinais. O terceiro será classificado para a repescagem, enquanto o último estará eliminado. Com apresentação de Jarbas Homem de Mello, a atração vai ao ar às 20h, na TV Cultura.

Sr. Brasil – Arthur Nestrovski e Lívia Nestrovski

Neste domingo (23/8), o Sr. Brasil recebe os artistas Arthur Nestrovski e Lívia Nestrovski. Durante o programa, os dois apresentam canções como A saudade mata a gente, Folha Morta e Prelúdio nº3. Na edição, o público também confere uma Gaveta Especial do Sr. Brasil de 2010 com Vander Lee. Apresentado por Rolando Boldrin, vai ao ar às 9h, na TV Cultura.

Brasil Biomas com Richard Rasmussen ­– Passo do Lontra

No Brasil Biomas com Richard Rasmussen deste domingo (23/8), o público conhece o Passo do Lontra. O hotel é famoso pela prática de pesca esportiva, mas nos últimos anos entendeu o potencial de uma atividade pouco conhecida pelos brasileiros, o avistamento de aves. Com apresentação de Richard Rasmussen, vai ao ar a partir das 11h, na TV Cultura.

Planeta Terra – O Grande Descongelamento Americano – Inverno Selvagem

No domingo (23/8), vai ao ar na faixa Planeta Terra o primeiro episódio da série O Grande Descongelamento Americano, que mostra a ciência por trás do inverno de Yellowstone, desde a compreensão da importância da estrutura da bolsa de neve até a descoberta de por que sua geologia apresenta problemas para os dentes de alguns castores. Vai ao ar a partir das 17h, na TV Cultura.

Persona – Marco Ricca

Neste domingo (23/8), o Persona recebe Marco Ricca em edição inédita. O ator tem trabalhos marcantes no teatro, cinema e televisão, mas também é dramaturgo, diretor e produtor. A conversa é conduzida pelo diretor teatral Roberto Lage, que tem uma participação importante na trajetória do ator, e José Cetra Filho, membro da Associação Paulista de Críticos de Arte, que acompanha a carreira do Marco, especialmente no teatro. Apresentado por Atílio Bari, vai ao ar a partir das 21h30 na TV Cultura.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato