Home Top Ad

Curta! comemora o Dia da Amazônia, com a exibição de 'Amazônia Eterna'

Share:

Divulgação
''Amazônia Eterna'', dirigido por Belisário Franca, é a atração deste sábado, data em que se comemora o Dia da Amazônia. O documentário brasileiro da produtora Giros mostra como nove projetos, com propostas para o uso da floresta de maneira sustentável, podem beneficiar diretamente a população local e promover parcerias economicamente vantajosas. O filme, que ganhou - entre outros - o prêmio de melhor documentário no Brazilian Film & Television Festival of Toronto em 2013, apresenta imagens impressionantes da floresta para exibir uma nova visão sobre as possibilidades de convivência harmônica entre a exploração da economia verde e a manutenção do ecossistema amazônico.  A exibição é no sábado, 05/09, às 22h30.

Quinta do Pensamento – 03/09

21h30 – “Um Sonho Intenso” (Documentário)

Relato das transformações do processo socioeconômico brasileiro pontuado por interpretações de um grupo de economistas e historiadores que têm em comum o reconhecimento de que os avanços desde 1930 até os dias atuais não foram suficientes para eliminar características fundamentais do subdesenvolvimento brasileiro. Diretor: José Mariani. Duração: 102 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 04 de setembro, sexta-feira, às 01h30 e às 15h30; 05 de setembro, sábado, às 11h35; 06 de setembro, domingo, às 19h.

Sexta da Sociedade – 04/09

21h30 – “Soldados do Araguaia” (Documentário)

“Soldados do Araguaia” é um documentário que se propõe a dar voz às memórias e traumas de recrutas de baixa patente do Exército Brasileiro que combateram na sangrenta e nebulosa Guerrilha do Araguaia. Marginalizados pela historiografia oficial por sua filiação ao Exército, e pelo próprio Exército por suas denúncias contra a corporação, esses personagens encontram aqui uma oportunidade inédita de compartilhar sua versão dos fatos. Da convocação junto às comunidades ribeirinhas e rurais até a dispensa após o extermínio da guerrilha comunista, os relatos dos ex-soldados compõem uma narrativa em que recrutas e guerrilheiros se confundem sob a opressão militar. Diretor: Belisário Franca. Duração: 72 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 05 de setembro, sábado, às 01:35 e às 13h25; 06 de setembro, domingo, às 21h.

Sábado – 05/09

22h30–  “Amazônia Eterna”  (Documentário)

A Floresta Amazônica é hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis que revelam uma nova relação entre homens, corporações e este patrimônio natural imprescindível para a vida no planeta. Lá estão nascendo as diretrizes de um novo modelo econômico mundial: a economia verde. Mas quanto valem os serviços que esta commodity invisível presta para a humanidade? E quem deve lucrar com isso? Em busca destas respostas, o filme mostra iniciativas de sucesso, discute novas possibilidades com especialistas e mergulha numa viagem sensorial pelo cotidiano de quem habita a floresta. Diretor: Belisário Franca Duração: 79 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 30 de agosto, domingo, às 22h30.

Domingo – 06/09

16h40 - “A Influência da Geração Beat” (Documentário)

Saiba como a amizade de Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William Burroughs originou o movimento literário da Geração Beat. Do início em Nova York, no final da 2ª Guerra Mundial; passando por São Francisco, Cidade do México, Tânger e Paris; até o fim, 15 anos depois, com a publicação de "Howl" (Ginsberg), "On the Road" (Kerouac) e "Naked Lunch" (Burroughs). O trio criticou a literatura, lançou as sementes da contracultura e influenciou o estilo de vida das sociedades que viriam à frente. Diretor: Xavier Villetard. Duração: 52 min. Classificação: Livre.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.