Home Top Ad

HBO apoia prêmio que incentiva o uso da linguagem inclusiva em trabalhos jornalísticos

Share:

Reprodução
Já estão abertas as inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo Inclusivo, criado pelo Jornalistas&Cia com apoio da HBO Latin America. Com o tema ‘TODXS NÓS – LINGUAGEM VIVA E INCLUSIVA’, a premiação tem como objetivo reconhecer as melhores reportagens que utilizam a linguagem inclusiva. O prêmio será dividido em quatro categorias: impresso, online, áudio e vídeo, e serão premiados três trabalhos em cada uma das categorias. As informações e o regulamento estão disponíveis no site https://pji.portaldosjornalistas.com.br/.

O uso da linguagem inclusiva é um pré-requisito para concorrer ao prêmio e, para ajudar a esclarecer as dúvidas mais comuns, a HBO disponibilizou recentemente o GUIA TODXS NÓS DE LINGUAGEM INCLUSIVA, elaborado com o apoio da consultoria especializada em diversidade [DIVERSITY BBOX]. O guia promove uma reflexão sobre a comunicação como forma ativa de dar visibilidade a pessoas transgênero binárias e não-binárias, além de sugerir formas de se utilizar a linguagem inclusiva. Para acessar o material, clique aqui.

Algumas práticas indicadas no Guia são o uso do som da letra E no lugar do O ou A em palavras e do pronome ILE ao invés de ELE ou ELA. Outras dicas são falar “pessoas gays, lésbicas, bissexuais, transgênero, intersexuais” e não “os gays, as lésbicas, os bissexuais, os transgêneros, os intersexuais”, além de evitar generalizações no masculino ou feminino. É mais inclusivo usar termos como “corpo docente”, “classe política” e “pessoal da enfermagem” em vez de “os professores”, “os políticos” e “as enfermeiras”.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.