José Júnior, Erom Cordeiro e Silvio Guindane falam sobre segunda temporada de A Divisão, que estreia nesta quinta

Divulgação Globo
A adrenalina vai ficar ainda mais à flor da pele na segunda temporada da série original 'A Divisão', que estreia no Globoplay no dia 10 de setembro. A obra se passa no final da década de 1990 e retrata o cotidiano das atividades de um grupo de policiais da Divisão Antissequestro do Rio de Janeiro (DAAS).

Sério e incorruptível, o delegado Mendonça (Silvio Guindane) tem a fama de ser implacável com os bandidos e incansável em seu trabalho. Já o investigador Santiago (Erom Cordeiro) usou, por muito tempo, sua inteligência e perspicácia apenas para benefício próprio e compôs um trio famoso por extorquir bandidos.

Na primeira temporada da obra, que está disponível para assinantes no Globoplay e será exibida no Multishow a partir de 07 de setembro, Mendonça e Santiago, apesar das centenas de diferenças e poucas afinidades, tiveram o desafio de trabalhar na mesma missão. Eles integraram a DAAS no combate às quadrilhas especializadas em crimes de sequestro. Juntos, conseguiram instaurar uma nova ordem. E também ganhar alguns inimigos e contabilizar muitas perdas. 

Criador da série, José Júnior explica a relação dos protagonistas. “O Santiago e o Mendonça têm uma relação de altos e baixos, já que eles são de universos bem distintos. Eles têm uma percepção em relação ao enfrentamento ao crime que não se parecem, mas se complementam. Quando você junta a força do Mendonça e a sabedoria do Santiago, tem um resultado absurdo. Eles são cúmplices para as coisas boas e ruins”, diz.

Nesta sequência, após o resultado das eleições para governador do Rio de Janeiro, Venâncio (Dalton Vigh) ganha ainda mais poder. A segunda temporada também dá continuidade à investigação do assassinato de Ramos (Thelmo Fernandes) e mostra um acerto de contas com Benício (Marcos Palmeira) e Roberta (Natália Lage). Novos personagens vão movimentar a história. Uma delas é Lavínia (Branca Messina), policial integrante da Corregedoria da Polícia Civil que não mede esforços para descobrir a verdade em suas investigações, ainda que sua coragem e determinação possam lhe custar caro. Toda essa movimentação vai fazer Santiago e Mendonça virarem reféns do próprio passado.

“Um dos papéis mais importantes da segunda temporada é o da detetive Lavínia. Ela vai ficar em cima de tudo o que o Mendonça e o Santiago fizeram no passado e de tudo que fazem no presente. Ela vai investigar o tempo todo os métodos que eles usaram. Vai ser um ‘calo’ no sapato”, explica José Júnior.

Mônica (Maria Manoella), Fernanda (Cinnara Leal), Tavinho Cordeiro (Augusto Madeira), Camila (Hanna Romanazzi), Ingrid (Rafaela Mandelli) e Raquel (Vanessa Gerbelli) também retornam na nova temporada. A obra foi criada por José Júnior e é uma produção da AfroReggae Audiovisual em parceria com o Multishow e a Hungry Man.

Disponível no GShow (gshow.com/podcast/adivisao) e nas principais plataformas digitais de áudio a partir do dia 10 de setembro, o podcast da série discute os bastidores e as histórias que inspiraram a produção da obra. Em cinco episódios, às quintas-feiras, Silvio Guindane recebe, com o autor e produtor José Júnior, figuras centrais da produção, como o autor e roteirista José Luiz Magalhães e outros convidados que comentam sobre as duas temporadas.

Entrevista com Silvio Guindane

- Como Mendonça chega nesta segunda temporada e quais são os principais dilemas e conflitos dele?

Nessa segunda temporada, o Mendonça se vê encurralado pelo sistema. A eficiência de seu trabalho na DAAS gera uma série de desdobramentos de interesses políticos dentro da polícia e isso o afeta diretamente. Ele vai ter que conter o seu psicológico e vai passar por uma grande transformação dentro de todos os acontecimentos. 

- Quais são os novos elos que se estabelecem? Como está a relação dele com o Santiago?

A primeira temporada transformou esses dois personagens, a principal transformação é que Mendonça e Santiago, a partir do final da primeira temporada, começam a ter o mesmo objetivo dentro da polícia. Isso foi um ganho para a parceria dos dois. O problema é que, mesmo agora, com o mesmo objetivo, eles pensam de forma diferente "Os meios" de chegar nesse objetivo final são um abismo entre os pensamentos dos dois. Isso faz com que eles, em certo momento, rachem a parceria. Mendonça e Santiago se veem na berlinda, querem seguir seus respectivos trabalhos, mas acabam sendo encurralados. Eles agora não vão apenas investigar, também serão investigados pela própria polícia.   

- Qual foi o principal desafio para você nesta sequência?

A segunda temporada de "A Divisão" traz, além da ação das personagens como policiais, um aprofundamento psicológico deles. Esse foi um desafio na construção das personagens, a transformação deles. Os fatos que resvalam no caminho do Mendonça na segunda temporada fazem com que ele repense em tudo e seja obrigado e se reinventar, se transformar como ser humano para conseguir seguir com um trabalho efetivo dentro da polícia. É claro que, para isso acontecer, ele vai passar por um calvário que vai da ira à depressão. Mas adianto ao público que isso tudo só vai deixar Mendonça e Santiago mais fortes para seguir em frente. 

- Qual é o retorno que você tem do público?

É muito legal! "A Divisão" é, sem dúvida, um divisor de águas na minha carreira. O sucesso da primeira temporada gerou uma identificação muito grande com o público e isso gera um retorno imediato (graças a Deus, positivo). Vejo que as pessoas gostam dos personagens, mesmo tendo diversos defeitos. Isso é, sem dúvida, uma prova de que o espectador sente, cada vez mais, a necessidade de se ver retratado na tela, assistindo a personagens realistas e consumindo um conteúdo de qualidade audiovisual. Esse resultado ultrapassa o nosso trabalho como atores. Ele só se torna possível com um bom roteiro, uma boa realização e uma direção assertiva.

Entrevista com Erom Cordeiro

- Como Santiago chega nesta segunda temporada e quais são os principais dilemas e conflitos dele?

Santiago vem com sede de vingança. Apesar do êxito da DAAS, ele sabe que tanto ele quanto Mendonça estão sendo “vigiados” de perto. Estão mais que envolvidos na rede de interesses políticos que vai mudar as peças no tabuleiro da segurança pública. E ele quer descobrir quem matou Ramos, seu grande amigo. Vai em busca dessa resposta fortemente. Toda essa tensão atinge e vai minando sua vida pessoal.

- Quais são os novos elos que se estabelecem? Como está a relação dele com o Mendonça?

Sua relação com Mendonça cresce em cumplicidade e também, pra variar, em atrito. Mas se respeitam e sabem da força que a dupla tem. Eles percebem que há um jogo agressivo acontecendo nos bastidores e que eles podem sofrer com isso. A chegada de novos personagens, como Lavínia (Branca Messina), vai movimentar esse jogo.

- Qual foi o principal desafio para você nesta sequência?

Santiago tem um faro aguçado para perceber e radiografar tudo em volta. Nessa temporada,  esse instinto de sobrevivência está mais apurado ainda. Ele sabe que, em qualquer passo em falso, a cabeça dele pode rolar.

- Qual é o retorno que você tem do público?

Tem sido muito bom ouvir as reações do público e fico feliz com o que venho escutando. Comentam sobre a tensão, o fio esticado que o roteiro e a direção imprimem o tempo todo. Toca em questões que vão pra além de uma série sobre violência urbana, da complexidade e do caráter ambivalente das personagens. Que foge de ser apenas mais um bang bang urbano tentando expor as entranhas da corporação e expõe suas contradições. Quanto ao Santiago, escuto que ele “mete o louco” (risos), que o AllStar (apelido dado a ele na série) não bate bem por se colocar em situação de risco por impulso.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato