Metrópolis entrevista Araquém Alcântara em edição que destaca o Pantanal e as onças-pintadas

Divulgação

Nesta sexta-feira (2/10), com o dossiê #OlhosDeOnça, o Metrópolis apresenta as simbologias e encantos da onça-pintada. Este felino é um predador que representa força e coragem, mas também o equilíbrio do ecossistema, visto que na natureza, onde há onças, há muita vida. Em um momento em que nosso Pantanal está em chamas e vários desses animais correm perigo, o programa mostra estes aspectos a partir das fotos potentes e atuais de Araquém Alcântara, da simbologia da onça na cultura indígena e pelo viés da literatura. Apresentado por Adriana Couto e Cunha Jr., o vai ao ar na TV Cultura, de segunda a sexta-feira, às 19h40, e aos domingos, a partir das 20h.

Além de conversar com Araquém Alcântara, um dos mais conhecidos fotógrafos de natureza no país, o programa ouve também o pesquisador Erich Nogueira, que escreveu dois estudos sobre o conto Meu Tio o Iauaretê, de Guimarães Rosa, além de ter publicado o livro Os Sentidos da Voz: Vocalidade em Guimarães Rosa. Com ele, a ideia é entender a simbologia da onça na obra roseana, bem como sua presença nas lendas indígenas.

Por último, participa da edição a líder indígena Hosana Puruborá, do povo Puruborá, cujas tradições têm forte presença da onça. Nesta parte do programa, o foco é entender o significado do animal na cultura indígena, em especial para este povo, já que Puruborá significa "povo que se transforma em onças". Ainda na edição, o público acompanha uma reportagem com os Cantadores de Chula de Serra Preta, grupo musical formado por trabalhadores rurais no interior da Bahia para executar cantos de trabalho.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato