'Meu Corpo, Minha Vida' discute o aborto a partir da história da morte de Jandira Magdalena dos Santos Cruz

Divulgação Curta!

Produzido em 2017, o documentário ''Meu Corpo, Minha Vida'', de Helena Solberg (Carmen Miranda – Banana is my business/1995, A dupla jornada/1975, Das cinzas...Nicarágua hoje/1982), coloca em discussão o aborto, ouvindo opiniões a favor e contra a descriminalização.  O longa-metragem parte da história de Jandira Magdalena dos Santos Cruz que, em 2014, se submeteu a um aborto em uma clínica clandestina em Campo Grande, foi morta, e seu corpo foi encontrado carbonizado em Mangaratiba semana depois de seu desaparecimento.

— Uma em cada cinco mulheres no Brasil já fez aborto. E essas mulheres não são desconhecidas, são mulheres que você conhece, que eu conheço. A criminalização deste fato, eu considero um escândalo de saúde pública. Porque, desse número, são muitas as que têm complicação por terem que fazer essa interferência em situações clandestinas. Isso é de uma crueldade absurda. Eu quis fazer esse filme no ímpeto de revolta e de usar o cinema como arma possível de informação — afirma Helena, completando. — Esse filme é muito importante para mim, porque é uma questão que me tira do sério, que me abala muito. É uma questão da liberdade que nós queremos ter, no mínimo, com o nosso corpo. A exibição é na Sexta da Sociedade, dia 18/09, às 21h30 

Quinta do Pensamento – 17/09

21h50 – “Cacaso na Corda Bamba” (Documentário)

Filho de uma família rural e destinado a trabalhar com criação de gado, Antonio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida, transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado, que incendiou a juventude carioca em aulas e discussões sobre a arte, mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal. Irônico e perspicaz, Cacaso foi responsável por reunir um grande número de artistas e intelectuais em projetos e parcerias, deixando um indiscutível legado literário e musical. Diretor: José Joaquim Salles Ph Souza. Duração: 88 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: dia 18 de setembro, sexta-feira, às 01h50 e 15h50; dia 19 de setembro, sábado, às 11h35 e 20 de setembro, domingo, às 19h.

Sexta da Sociedade – 18/09

21h30 – “Meu Corpo, Minha Vida” (Documentário)

“Meu Corpo, Minha Vida” é um debate sobre a questão do aborto no Brasil. Vozes de ambos os lados expressam sua opinião: os que acham que o aborto deve ser descriminalizado e os que defendem a lei como está. O filme personaliza esse debate através do caso de Jandira Magdalena dos Santos, morta ao fazer um aborto clandestino, que recebeu cobertura nacional e internacional. Diretora: Helena Solberg. Duração: 75 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 19 de setembro, sábado, às 01h30; 20 de setembro, domingo, às 13hh50.

Sábado – 19/09

18h – “Caixas Mágicas” (Série) - Episódio: “Memórias Marinhas: Uma Leitura de Um Sábado em 30”
Luiz Marinho foi um artista voltado para o universo nordestino com uma proposta dramatúrgica transpassada por suas memórias. “Memórias Marinhas” investiga como o dramaturgo de Timbaúba construiu uma mitologia pessoal que expõe as contradições da sociedade patriarcal. Assim, o episódio discute como Marinho ficcionalizou, à sua maneira, as manifestações culturais de sua região, a Zona da Mata Norte de Pernambuco. "Memórias Marinhas" também aborda a relação entre o Teatro de Amadores de Pernambuco e a peça “Um Sábado em 30”, de Marinho, que esse grupo encenou ininterruptamente por 30 anos. Diretores: Hilton Lacerda e Letícia Simões Duração: 26 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 20 de setembro, domingo, às 9h.

Domingo – 20/09

20h50 - “A Alma da Gente” (Documentário)

Um grupo de jovens da periferia do Rio de Janeiro entra para o Corpo de Dança da Maré, coordenado pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Filmado em dois tempos, com um intervalo de dez anos, o documentário mostra os diferentes destinos dos personagens, marcados pela transformação através da arte. Diretores: David Meyer e Helena Solberg. Duração: 82 min. Classificação: Livre.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato