Home Top Ad

Parque do Descobrimento é atração da TV Brasil neste domingo

Share:

Divulgação TV Brasil
Na véspera do Dia da Independência, a TV Brasil apresenta o quarto episódio inédito da segunda temporada do seriado documental Parques do Brasil, produção que visita o Parque Nacional do Descobrimento neste domingo (6), às 19h.

Disponível em versão estendida no aplicativo TV Brasil Play, o programa mostra um dos últimos fragmentos da Mata Atlântica singular e ameaçada no sul da Bahia. Localizada no município de Prado, a unidade de conservação protege uma vasta área de 23 mil hectares.

Ao registrar centenas de espécies da fauna e flora, a produção ambiental é realizada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que gere a TV Brasil, em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

No primeiro bloco, a viagem revela a Mata de Tabuleiro, uma floresta que no passado conectava a Mata Atlântica e a Amazônia. Nessa região existem ainda hoje espécies que coexistem nos dois biomas, como a juerana, uma árvore poderosa.

Um dos destaques nesse trecho do percurso é o cricrió, um pássaro misterioso que avisa os outros bichos da mata sobre a presença de estranhos ou predadores. Nessa edição, a série revela segredos dessa floresta majestosa, de lagoas paradisíacas a espécies ameaçadas como o queixada, a anta e a onça-parda.

No bloco seguinte, a produção da TV Brasil recupera diferentes ciclos do dia ao focar em animais diurnos e noturnos, como o tamanduá-mirim, o gambá-de-orelha-preta e o tatu-galinha. As aves também são um destaque da série como a ariramba-de-cauda-ruiva, o cabeça-encarnada e o bentevizinho-do-brejo.

A mata do Descobrimento tem, ainda, espécies difíceis de serem avistadas e registradas como os guigós, o veado-catingueiro, o papagaio-chauá e o balança-rabo-canela, uma ave em perigo de extinção.

Patrimônio Natural da Humanidade, essa floresta resiste a diversas ameaças, entre elas a caça.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.