Home Top Ad

Quinteto Villa-Lobos apresenta recital no Partituras de domingo na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
No programa Partituras que a TV Brasil exibe às 22h30 de domingo (13), o Quinteto Villa-Lobos presta homenagem a grandes compositoras da música mundial. Com o recital "Grandes Compositoras" gravado no Espaço Cultural BNDES, no Rio de Janeiro, os cameristas trazem um repertório pouco executado nas salas de concerto, que reúne peças de Ilza Nogueira, Clara Schumann, Claude Arrieu e Louise Farrenc.

"Uma coisa de que sempre fazemos questão é ter algum compositor brasileiro. Quando (o recital) não é totalmente dedicado à música brasileira, que pelo menos um compositor seja brasileiro", explica o flautista Rubem Schuenck. "E como só estamos trabalhando com compositoras neste concerto de hoje, escolhemos a Ilza Nogueira e sua Suíte Opara, que fala um pouco da vida do médio São Francisco, o rio São Francisco. É uma música muito brasileira, muito de raiz", completa.

Composto por Rubem Schuenck (flauta), Luis Carlos Justi (oboé), Paulo Sergio Santos (clarinete), Philip Doyle (trompa), Aloysio Fagerlande (fagote), o Quinteto Villa-Lobos conta com a participação especial da pianista Paula da Matta.

"Para o grupo, é um desafio a mais participar com um piano, porque a nossa relação de timbres e afinação a gente tem que dividir com mais alguém. Isso dificulta um pouco mais, mas enriquece a gama de timbres do grupo", observa Schuenck. "Tivemos a sorte de termos o convite aceito pela Paula da Matta, uma grande amiga nossa e professora da UFRJ, uma super pianista que encarou esse desafio com a gente", destaca o flautista.

No repertório do recital estão "Suíte Opara: paisagens sonoras do médio São Francisco", de Ilza Nogueira, "Soirées Musicales", de Clara Schumann, "Quinteto em Dó", de Claude Arrieu e "Sexteto para madeiras e piano", de Louise Farrenc.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.