Quinteto Villa-Lobos apresenta recital no Partituras de domingo na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
No programa Partituras que a TV Brasil exibe às 22h30 de domingo (13), o Quinteto Villa-Lobos presta homenagem a grandes compositoras da música mundial. Com o recital "Grandes Compositoras" gravado no Espaço Cultural BNDES, no Rio de Janeiro, os cameristas trazem um repertório pouco executado nas salas de concerto, que reúne peças de Ilza Nogueira, Clara Schumann, Claude Arrieu e Louise Farrenc.

"Uma coisa de que sempre fazemos questão é ter algum compositor brasileiro. Quando (o recital) não é totalmente dedicado à música brasileira, que pelo menos um compositor seja brasileiro", explica o flautista Rubem Schuenck. "E como só estamos trabalhando com compositoras neste concerto de hoje, escolhemos a Ilza Nogueira e sua Suíte Opara, que fala um pouco da vida do médio São Francisco, o rio São Francisco. É uma música muito brasileira, muito de raiz", completa.

Composto por Rubem Schuenck (flauta), Luis Carlos Justi (oboé), Paulo Sergio Santos (clarinete), Philip Doyle (trompa), Aloysio Fagerlande (fagote), o Quinteto Villa-Lobos conta com a participação especial da pianista Paula da Matta.

"Para o grupo, é um desafio a mais participar com um piano, porque a nossa relação de timbres e afinação a gente tem que dividir com mais alguém. Isso dificulta um pouco mais, mas enriquece a gama de timbres do grupo", observa Schuenck. "Tivemos a sorte de termos o convite aceito pela Paula da Matta, uma grande amiga nossa e professora da UFRJ, uma super pianista que encarou esse desafio com a gente", destaca o flautista.

No repertório do recital estão "Suíte Opara: paisagens sonoras do médio São Francisco", de Ilza Nogueira, "Soirées Musicales", de Clara Schumann, "Quinteto em Dó", de Claude Arrieu e "Sexteto para madeiras e piano", de Louise Farrenc.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato