Home Top Ad

Sem Censura debate preservação marinha e prática da canoa havaiana nesta sexta na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
A preservação do ecossistema aquático e a contribuição dos esportes náuticos para a saúde são temas do programa Sem Censura desta sexta (11), ao vivo, às 14h, na TV Brasil. Para conversar sobre esses assuntos, o apresentador Bruno Barros entrevista, via Skype, Rafael Zarvos, que é especialista em Gestão de Resíduos Sólidos, e a remadora Danielle Chevrand.

Fundador da Oceano Resíduos, Rafael Zarvos fala sobre os microplásticos, poluentes que prejudicam a fauna e a flora marinhas. O convidado explica o que eles são, quais os riscos para a natureza e também para o ser humano.

De acordo com o especialista Gestão de Resíduos Sólidos, os microplásticos são pequenos pedaços de plástico que poluem o meio ambiente. Esses itens são qualquer tipo de fragmento plástico com menos de cinco milímetros de comprimento.

Essa edição do Sem Censura ainda conta com a participação da jornalista e remadora Danielle Chevrand que bate um papo sobre a canoa havaiana como uma espécie de terapia no mar. Ela comenta sobre a tendência à prática desse esporte para reduzir a ansiedade e tensão acumuladas na pandemia.

Diretora da Associação Niteroiense de Va'a, a atleta amadora analisa esse aspecto social importante da atividade física. Popularizado entre os praticantes como "remadoterapia", o esporte pode ajudar a aliviar problemas emocionais.

Danielle Chevrand é professora de um clube voltado ao modo mais tradicional da remada da canoa havaiana. Ela revela que a canoa polinésia é conhecida popularmente como canoa havaiana. Esse esporte milenar surgiu no triângulo da Polinésia Francesa e serviu como forma de colonização de diversas ilhas.

Segundo a convidada, essa prática foi trazida para o Brasil nos anos 2000. O esporte se popularizou no município litorâneo de  Niterói que se tornou a capital da prática no país com um número exponencial de adeptos.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.