TV Brasil estreia série infantil "O Menino que engoliu o sol" nesta segunda

Divulgação TV Brasil
Com narração do cantor Ney Matogrosso e inspirada na obra do poeta Manoel de Barros, a série infantil "O Menino que engoliu o sol" estreia na TV Brasil nesta segunda (14), às 7h45. A animação abre a faixa de programação da emissora pública com recursos de acessibilidade para as crianças.

No ar de segunda a sexta-feira, sempre no mesmo horário, a produção independente tem 13 episódios de sete minutos. A novidade, cujo conteúdo tem supervisão artística do cineasta Joel Pizzini, pode ser conferida na sessão TV Brasil Animada Acessível.

A proposta do seriado nacional é abordar de forma poética o Pantanal e a relação do homem com a natureza. O universo lírico de Manoel de Barros, a pintura de Martha Barros e o mito do fogo na cultura indígena guató também são temáticas que aparecem na obra audiovisual que tem adaptação livre.

A partir de um olhar sensível sobre a poesia presente no meio ambiente, a animação "O Menino que engoliu o sol" aborda o medo do escuro de uma forma que cativa e emociona o público de todas as idades, desde crianças até adultos.

Para resolver esse problema, o jovem Manoel acha que é preciso comer um pedacinho do sol. O garoto vivencia diversas experiências e aprende uma lição sobre o que fazer com as emoções e a importância do equilíbrio no universo.

Realizado pela produtora Pólofilme, o conteúdo exibido pela TV Brasil em rede nacional é baseado no livro homônimo redigido por Ricardo Pieretti Câmara, que assina o roteiro ao lado da diretora Patrícia Alves Dias. Trata-se da primeira série de animação do Mato Grosso do Sul.

Natural do estado, Ney Matogrosso aproveitou o conhecimento de longa data da região para incluir suas vivências. Com sua amplitude vocal, o cantor e compositor possibilitou a interpretação de vários personagens. O astro ainda cantarolou canções que ele ouvia do avô durante a infância.

Essa experiência das gerações anteriores está presente na linguagem da trama que mescla a ternura da poesia com as belezas concretas desse ecossistema. O seriado para a garotada tem trechos em live-action, com imagens do Pantanal sul-mato-grossense.

Trama se passa em um Pantanal poético

A série "O Menino que engoliu o sol" apresenta experiências sensórias do diálogo infantil com a natureza sob uma perspectiva poética. Manoel é uma criança que leva a vida no quintal perto de muitos bichos. Ele vira passarinho tocando as águas que falam enquanto as aves fazem música.

Quando o dia acorda, o garoto e os animais saem para brincar. Ele interage com um rio de cobras, árvores pássaros e o amigo peixe-cachorro. O quintal de Manoel é o Pantanal. Com invencionices típicas da idade, ele gosta de regar o charco, catar a chuva, ouvir o mar, pegar o vento pelo rabo e conversar com os bichos em geral.

Ao anoitecer, o menino tem tanto medo do escuro que não quer dormir e nem comer: sua barriga está cheia de medo. Donanna, avó do jovem, que passa os dias lavando, cozinhando e passando, acredita que ele tem doença alimentar e diz que a gente é o que come.

Para apagar seu medo, o menino decide consumir luz e percebe que a mais brilhante é o Sol. Manoel, então, resolve comer um pedaço do astro que seu telhado costuma tocar. Ele só não contava que fosse devorar não apenas um pedacinho, mas o Sol inteiro. E, assim o mundo todo ficou no escuro.

Sob essa lógica, o garoto descobre que todos os seres têm luz própria. Ao desenvolver seu próprio raciocínio e amadurecer, Manoel entende que durante a noite todos continuam a brilhar. Assim, sem medo, o protagonista nota que pode voar bem alto para o dia voltar a nascer.

As cenas da produção refletem sobre as emoções de modo bem sútil, colorido e com a poética de Manoel de Barros. A obra estimula o público a assistir e a sentir o linguajar pantaneiro, a maneira infantil e o sentido poético da vida.

Produção combina ilustrações e live-action

Inspirado na arte de Martha Barros, filha do poeta Manoel de Barros, as ilustrações têm técnica utilizada que foge dos desenhos convencionais. A equipe trabalhou a aquarela, com pigmentos que vão se dissolvendo e surgindo formando cada um dos personagens.

A produção "O Menino que engoliu o sol" integra animação a trechos com cenas em live-action a partir de imagens do Pantanal sul-mato-grossense que foram registradas pelo diretor e fotógrafo Maurício Copetti. As sequências trazem imagens belíssimas da fauna e flora típicas desse bioma.

A trilha sonora se harmoniza com as imagens. A música instrumental utilizada na animação remete ao som de instrumentos como a viola de cocho ao produzir sonoridade que aproxima os acontecimentos da realidade pantaneira.

Valorização do conteúdo independente nacional

Criada pela produtora sul-mato-grossense Pólofilme, a série infantil "O Menino que engoliu o sol" é uma  das obras independentes que contemplam os conteúdos audiovisuais selecionados pela linha de fomento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas).

A TV Brasil é um dos canais que mais exibe conteúdo independente nacional. Além de ser uma grande apoiadora da produção de atrações infantis no mercado audiovisual do país, a emissora estimula novos realizadores.

Em sua programação, o canal público reforça valores como a não violência e a tolerância às diferenças. Referência de conteúdo para a garotada na televisão aberta, a TV Brasil é uma das principais janelas para desenhos e animações nacionais.

Estímulo às produções infantis com acessibilidade

Com mais de 50 horas semanais de produção audiovisual para crianças e jovens, a emissora pública apresenta uma sessão diária com séries e desenhos, a TV Brasil Animada, no ar de segunda a sexta-feira, com mais de 10 horas de duração.

A faixa tem espaço aos fins de semana, nos sábados, de 10h às 14h. A programação para crianças e jovens oferecida pelo canal é organizada por faixa etária e destaca-se pela ausência de publicidade que incentive o consumismo.

De segunda a sexta, no início da manhã, entre 7h45 e 9h45, a TV Brasil exibe uma sessão especial que reúne produções para a garotada com todos os recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legenda oculta, interpretação em Libras e dublagem.

Em seguida, a partir das 10h, a TV Brasil Animada leva ao ar quase nove horas consecutivas de conteúdo infantil e juvenil educativo até às 19h, com intervalo para o programa Sem Censura, às 14h, e para os boletins jornalísticos do Repórter Brasil.

Muitas animações de sucesso no país e no exterior estão em cartaz na grade da emissora pública como O Show da Luna!, Peixonauta e SOS Fada Manu. Entre as séries em live-action, as atrações são Detetives do Prédio Azul, Gaby Estrela e Valentins.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato