Home Top Ad

TV Brasil relembra cenógrafo e carnavalesco que fez história na TVE do Rio

Share:

Divulgação TV Brasil
Considerado referência na cenografia, Fernando Pamplona é lembrado no Recordar é TV que a TV Brasil exibe às 21h de sábado, dia 12. Carnavalesco, professor, produtor e apresentador de televisão, o bamba fez história na cultura popular brasileira.

Para homenageá-lo, o programa resgata trechos do programa “Memória Nacional”, exibido em 1989 pela antiga TVE do Rio de Janeiro, onde Pamplona foi cenógrafo de destaque.

Entrevistado pela atriz Neila Tavares, o artista relembra a juventude e formação artística. Ressalta sua relação com o carnaval carioca e comenta o lendário enredo "Quilombo dos Palmares", em 1960, seu primeiro ano como carnavalesco. O desfile lhe valeu o título de campeão já na estreia, pelo Salgueiro, que viria a ser sua escola do coração.

Até então, nenhuma agremiação tivera a ousadia de ir além das fronteiras da história oficial."Quilombo dos Palmares" inaugurou uma nova era de enredos e revolucionou a estética de alegorias e fantasias.

Carismático, Pamplona sabia conjugar ironia, inteligência e simpatia. Assinou 12 enredos pelo Salgueiro nas décadas de 1960 e 1970, época em que conquistou quatro títulos e três vice-campeonatos. Tornou-se referência nos trabalhos desenvolvidos por carnavalescos das gerações seguintes, como Arlindo Rodrigues, Joãosinho Trinta, Maria Augusta e Rosa Magalhães.

Após deixar os bastidores das escolas de samba no final dos anos 1970, Fernando Pamplona manteve-se ligado ao carnaval. Observador astuto, o mestre da cenografia tornou-se comentarista e crítico de carnaval nas transmissões da extinta TV Manchete e da própria TVE do Rio de Janeiro.

O Recordar é TV leva ao telespectador momentos importantes da televisão brasileira. Os registros, feitos na época da TVE do Rio de Janeiro, hoje integram o acervo da TV Brasil. Todo sábado, às 20h30, o programa revisita shows, entrevistas, matérias jornalísticas, musicais e programas de teledramaturgia.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.