TV Brasil relembra cenógrafo e carnavalesco que fez história na TVE do Rio

Divulgação TV Brasil
Considerado referência na cenografia, Fernando Pamplona é lembrado no Recordar é TV que a TV Brasil exibe às 21h de sábado, dia 12. Carnavalesco, professor, produtor e apresentador de televisão, o bamba fez história na cultura popular brasileira.

Para homenageá-lo, o programa resgata trechos do programa “Memória Nacional”, exibido em 1989 pela antiga TVE do Rio de Janeiro, onde Pamplona foi cenógrafo de destaque.

Entrevistado pela atriz Neila Tavares, o artista relembra a juventude e formação artística. Ressalta sua relação com o carnaval carioca e comenta o lendário enredo "Quilombo dos Palmares", em 1960, seu primeiro ano como carnavalesco. O desfile lhe valeu o título de campeão já na estreia, pelo Salgueiro, que viria a ser sua escola do coração.

Até então, nenhuma agremiação tivera a ousadia de ir além das fronteiras da história oficial."Quilombo dos Palmares" inaugurou uma nova era de enredos e revolucionou a estética de alegorias e fantasias.

Carismático, Pamplona sabia conjugar ironia, inteligência e simpatia. Assinou 12 enredos pelo Salgueiro nas décadas de 1960 e 1970, época em que conquistou quatro títulos e três vice-campeonatos. Tornou-se referência nos trabalhos desenvolvidos por carnavalescos das gerações seguintes, como Arlindo Rodrigues, Joãosinho Trinta, Maria Augusta e Rosa Magalhães.

Após deixar os bastidores das escolas de samba no final dos anos 1970, Fernando Pamplona manteve-se ligado ao carnaval. Observador astuto, o mestre da cenografia tornou-se comentarista e crítico de carnaval nas transmissões da extinta TV Manchete e da própria TVE do Rio de Janeiro.

O Recordar é TV leva ao telespectador momentos importantes da televisão brasileira. Os registros, feitos na época da TVE do Rio de Janeiro, hoje integram o acervo da TV Brasil. Todo sábado, às 20h30, o programa revisita shows, entrevistas, matérias jornalísticas, musicais e programas de teledramaturgia.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato