'Altas Horas' completa 20 anos no ar

Divulgação Globo

Nesta quarta-feira, dia 14, Serginho Groisman e a sua equipe comemoram o sucesso de momentos inesquecíveis vividos no sábado à noite. Hoje faz exatas duas décadas que o 'Altas Horas' entrou no ar pela primeira vez, colecionando entrevistas e conversas ainda fortemente lembradas pelo público de casa e pelos convidados do programa.   
   
Desde o começo, o ‘Altas Horas’ chegou para mesclar entretenimento e jornalismo, com convidados de diversas áreas de atuação e a participação de jovens do país inteiro, além de muita música. A estreia do ‘Altas Horas’ contou com convidados de peso como os cantores Rita Lee e Roberto de Carvalho, Paula Toller, além de Ivete Sangalo, como repórter especial, e a dupla Sandy&Junior, que participaram por vídeo. De lá para cá, nomes importantes de diversos gêneros musicais e áreas de atuação passaram pelo palco do ‘Altas Horas’ que, até hoje, mantém a premissa de misturar ritmos e ideias para todos os gostos. De fato, é difícil imaginar um artista, ator ou personalidade que não tenha passado pelo palco do programa. Também marcaram presença na atração astros internacionais, que são sucesso no mundo inteiro. O programa ainda ficou conhecido por promover duetos especiais, como os encontros entre Elza Soares e Paulo Miklos, Maria Bethânia e Erasmo Carlos, Baby do Brasil e Pitty, Lobão e Jair Rodrigues, Caetano Veloso e Ivete Sangalo, Luiz Melodia e Céu, Los Hermanos e Belchior, Maria Rita e Fagner, Jairzinho e Dona Ivone Lara, e muitos outros. “Uma coisa que eu fui percebendo ao longo dos anos é que o importante não é quem você convida, mas o que você extrai desse convidado”, afirma Serginho.  
   
Para o apresentador e diretor do programa Serginho Groisman, o ‘Altas Horas’ sempre foi um programa com, e não de, auditório, onde a participação ativa do público jovem se tornou marca registrada das edições. Desde a sua estreia, incentivar o envolvimento da plateia com os convidados e dar voz aos adolescentes faz parte da essência da atração, que, segundo o próprio Serginho, é moldado sob um ponto de vista dos jovens, mas longe de ser uma atração exclusiva para este público. Não à toa, durante 20 anos, o ‘Altas Horas’ trouxe ídolos de várias gerações e tratou de abordar questões atuais e relevantes para a sociedade, incluindo no programa debates sobre o cyberbulling, questões de gênero, práticas antirracistas, fake news entre outras discussões de interesse geral. E foi esse um dos motivos que fez o ‘Altas Horas’ adotar o formato de arena, para que todos - convidados e plateia - fossem protagonistas, menos Serginho, que assumiu as vestes de espectador e mediador, transformando o ‘Altas Horas’ em um espaço para todos.   
   
Desde a estreia, outra característica da atração foi ter apostado em programas especiais e comemorativos, como as edições realizadas para celebrar o aniversário do ‘Altas Horas’, gravadas também fora do estúdio. Nestas ocasiões, Serginho e sua equipe foram a locais como o Piscinão de Ramos, no Rio de Janeiro, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, o Theatro São Pedro, em Porto Alegre, o Teatro Ópera de Arame, em Curitiba, além da Sala São Paulo e o Auditório Ibirapuera, ambos localizados em São Paulo.   
  
Os quadros também foram uma grande aposta do programa. Um deles foi o 'Púlpito', logo em 2001, que abria o microfone para a plateia protestar sobre qualquer tema. O quadro já viajou pelo Brasil e chegou a ter uma edição só com crianças, em 2012.  Também foi destaque o 'Não É Foto, É Vídeo', uma brincadeira de Serginho com seus convidados, que estreou em 2006. A partir de 2007, a jornalista e sexóloga Laura Muller passou a ter um quadro cativo no programa para tirar dúvidas e tratar de pautas relativas a sexo. O ‘Altas Horas’ também contou com a participação de especialistas em humor, entre eles, Marco Luque que, em 2016, também ganhou espaço semanal na atração  
   
Desde o começo deste ano, o ‘Altas Horas’ tratou de promover semanalmente conteúdos inéditos para comemorar os 20 anos do programa. Em março, quando a epidemia do novo coronavírus ainda não era realidade no Brasil, Serginho inaugurou o palco Milton Nascimento com a presença do próprio cantor na atração. Também reuniu a formação original da Banda Altas Horas e relembrou as primeiras participações da plateia no programa. Em seguida, adaptando-se a uma nova realidade mundial, Serginho passou a comandar o ‘Altas Horas’ de casa, revivendo os melhores momentos destas duas décadas no ar, até chegar a criar programas inéditos, com muita novidade. Além de entrevistas com personalidades que são referência em suas áreas de atuação, como William Bonner, Renata Vasconcellos, Anitta e Regina Casé, o apresentador anunciou o lançamento de novos quadros. No ‘Nunca Te Vi Sempre Te Amei’, celebridades têm a oportunidade de conhecer anônimos ou outros famosos que admiram. Já o ‘10 Minutinhos de Fama’ traz um bate papo espontâneo com crianças de várias localidades do Brasil, enquanto o ‘Pais e Filhos’ promove uma conversa franca entre famosos e seus pais. Por fim, Serginho lançou o ‘Altas Horas pelo mundo’, um encontro entre jovens ao redor do planeta. “Já havíamos planejado um novo conteúdo antes da pandemia, no estúdio. O que aconteceu é que nos adaptamos e estamos produzindo esse material à distância. Eu criei, por exemplo, o 'Nunca Te Vi, Sempre Te Amei' para a Internet, porque proporcionamos um encontro entre pessoas que não se conhecem e entramos na casa delas, tudo graças à tecnologia.” 
  
Segundo Serginho, é sempre tempo de comemorar e, provavelmente, a celebração dos 20 anos irá se estender para além de 2020. Neste ano, ao contrário dos últimos 19, o ‘Altas Horas’ não realizará uma festa específica para a data. “Não existe razão para festa, existe sim a memória e a celebração. Nós continuamos relembrando os momentos maravilhosos que tivemos e continuamos tendo. E, ano que vem, aí sim, vamos fazer uma festa de comemoração.”  
 
O 'Altas Horas' tem direção de Serginho Groisman e Adriana Ferreira. E direção de gênero de Mariano Boni, que também é responsável por ‘Encontro com Fatima Bernardes’, ‘Mais Você’, ‘É de Casa’ e ‘Conversa com Bial’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato