''Amor e Sorte com Gilberto Gil'' estreia nesta quarta no Globoplay

Divulgação Raul de Lima

A série 'Amor e Sorte', criada por Jorge Furtado com o objetivo de retratar relacionamentos e suas transformações durante a pandemia, ganhará um especial musical produzido exclusivamente para o Globoplay: ‘Amor e Sorte com Gilberto Gil’, chega nesta quarta-feira, dia 21, na plataforma e aberto para não assinantes.  O especial vai mostrar a história por trás das composições das músicas de Gilberto Gil, além de um grupo eclético de artistas em performances e parcerias inéditas para a gravação de novas versões dessas canções durante a quarentena. Respondendo perguntas dos artistas participantes, Gil faz uma viagem no tempo, contando curiosidades sobre o momento em que as músicas foram escritas, passando por temas de amor, ideologias e memórias de tudo que viveu até hoje. Sandy e Lucas Lima regravaram “Estrela”; Lucy Alves, “Andar com Fé”; e Liniker regravou “Barato Total”.  E ainda Céu e Pupilo, com “Aqui e Agora”; Milton Nascimento e Amaro Freitas, com “Drão”; Anavitória com “Retiros Espirituais”; Pitty, com “Questão de Ordem”; e Teago Oliveira, com “Esotérico”. Além de Elza Soares e Renegado, com “Divino Maravilhoso”; Rubel,  com “Palco” e Silva, com “A Coisa mais Linda que Existe”. Além disso, Gil assina e performa ele mesmo, ao lado de sua família, a trilha de abertura, com a música “Parabolicamará”.
  
Dirigido por Patricia Pedrosa, que assinou a direção artística de três dos quatro episódios da série “Amor e Sorte”, o especial é um complemento à homenagem já iniciada nas histórias a um dos maiores músicos da Música Popular Brasileira. Os três episódios dirigidos por Patricia têm apenas músicas do cantor, cantadas por ele e também por outros artistas que se destacam no cenário musical brasileiro. “Gil é um artista que dialoga muito bem com o presente. E 'Amor e Sorte' é uma série que se propõe justamente a fazer isso. Foi a partir daí que pensamos nele para embalar nossas histórias”, explica Pedrosa. 
  
A diretora conta que quando começou a pensar na trilha da série achou que seria interessante usar o mesmo conceito que teria na dramaturgia, quando o elenco colocou a mão na massa e, “sozinhos”, apenas com o direcionamento virtual dos profissionais dos departamentos técnico e artístico, filmaram seus episódios. "Inspirada por isso, tive a ideia de convidar músicos que estivessem quarentenando juntos para gravarem suas versões das canções do Gil da forma mais caseira e artesanal possível, com poucos recursos e instrumentos, em suas casas ou estúdios. Pedimos que filmassem o processo com suas próprias câmeras e celulares. O material foi chegando e era tão rico que percebi que precisávamos dividi-lo com o público. Jorge (Furtado) deu a ideia de convidarmos o Gil para um bate-papo sobre sua trajetória, influências, parcerias e as canções usadas na série. Também pedimos que os cantores enviassem perguntas a ele. Costuramos isso tudo com a edição dos clipes e fizemos nosso especial musical", conta Patricia. As entrevistas que geraram os depoimentos de Gil foram conduzidas por Jorge Furtado e pelo escritor Carlos Rennó, convidado pelo próprio Gil.  
  
“Eu recebi o convite para participar dessa entrevista com muita alegria e satisfação. O Gil é uma figura importante na nossa música, arte e cultura, e eu tenho grande admiração por ele. Minha relação com o Gil tem toda uma história. Primeiramente, fui influenciado por ele, ainda jovem. Minha formação foi marcada pela influência do artista e pela personalidade que ele é. Sobre minha pessoa e sobre meu trabalho artístico, já que sou compositor. Ele foi importante para que eu fizesse essa opção, pelo grande compositor e poeta que ele é. Além disso, nós acabamos por fazer um trabalho juntos. Essa admiração acabou resultando numa relação de amizade e também numa obra: “Gilberto Gil e todas as letras”, que reúne as letras dele e conta as histórias sobre como ele fez mais de 200 canções. São histórias relacionadas com a gênese dessas canções.”, contextualiza Rennó.  
  
Para Jorge Furtado, ter o músico na série já é “um bom motivo para a série ter existido”. O escritor e roteirista destaca ainda o quanto o fato de Gil ser um artista à frente do seu tempo colaborou para a escolha da trilha sonora e à homenagem. “A série ‘Amor e Sorte’ foi feita para falar sobre o aqui e o agora. E para cantar o aqui e o agora, ninguém melhor que Gilberto Gil. Nós temos grandes músicos, grandes poetas, e o Gil é um dos maiores deles e talvez o que mais fale sobre o futuro e o presente. Sobre o passado também (risos). Ao acompanharmos a trajetória da carreira do Gil, temos um retrato do Brasil ao longo do tempo. Uma cronologia do que passou e do futuro também. Ele sempre esteve muito à frente do seu tempo. Ele tem “a parabólica ligada”, um artista que está sempre nas fronteiras do ilimitado e do porvir. É um artista espetacular em todos os sentidos. Ter colocado canções do Gil pela primeira vez na voz de Elza Soares, ter colocado “Drão” na voz de Milton Nascimento, ter ajudado a divulgar mais ainda o trabalho de grandes jovens artistas, para isso também essa série está servindo”, celebra o autor.  
  
Gilberto Gil, diz estar “grato e lisonjeado” por essa homenagem. “Foi interessante ouvir todas essas canções nas interpretações criativas de tantos e tantas colegas. Tudo feito em casa, com os parcos recursos e as limitações do isolamento. Tudo muito generoso, dedicado e comovente. Só tenho a agradecer”, declara Gil. E complementa: “As histórias sobre as músicas escolhidas são um capítulo à parte. Muitas lembranças e esclarecimentos sobre o processo criativo. E muito divertido satisfazer a curiosidade do mundo sobre minha lavoura musical”.  
 
Sobre sua participação na trilha sonora da série e sobre a homenagem à Gil, Milton Nascimento, outro grande ícone da MPB, disse que o artista é muito mais que um irmão para ele e lembrou de momentos históricos que viveram juntos. “Quando eu larguei tudo em Belo Horizonte pra tentar a vida em São Paulo, Gil foi uma das pessoas mais importantes pra mim naquele momento. Era 1965, e a situação era muito difícil pra todo mundo. Dessa época, por exemplo, eu nunca esqueço de quando fui mostrar minhas músicas para Elis Regina, e Gil estava lá dando a maior força. Por isso que, até hoje, sempre que chamam pra qualquer coisa que Gil esteja envolvido, eu quero estar junto. Como agora, em que tive a chance de gravar pela primeira vez “Drão”, uma das músicas mais lindas que eu conheço. Me sinto muito privilegiado e, principalmente, bastante emocionado em ter a chance de cantar em homenagem a esse cara que eu amo tanto. Gil merece tudo, sempre!”, exalta o cantor. 
 
Rubel, que tem seguido um caminho de sucesso desde a juventude, assim como Gil e Milton, tendo sido nomeado em 2018 ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa”, também fez questão de destacar a emoção em participar deste projeto. “É uma emoção imensa participar desse especial. Gil é nosso guru, nosso orixá, nosso Buda nagô, mestre e provedor de toda a música brasileira das últimas décadas. É aquele que abre os caminhos, inventa caminhos. Uma esperança que resiste. Uma visão de Brasil grande e generosa. Eu me sinto muito honrado de poder regravar essa música tão emblemática que é “Palco”, e de saber que o próprio Gil vai ouvir essa modesta homenagem à sua obra e à sua presença iluminada nesse mundo”, celebra o artista.  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato