Home Top Ad

Câncer de mama e Outubro Rosa em debate no Sem Censura de quinta

Share:

Divulgação TV Brasil

Consultor médico da Fundação do Câncer, o epidemiologista Alfredo Scaff defende a retomada na realização das mamografias, que sofreu queda de 84% no país desde o começo da pandemia. O especialista, convidado do Sem Censura que a TV Brasil transmite ao vivo na quinta (22), analisa as implicações disso no curto prazo. A jornalista Katy Navarro ainda conversa com a historiadora Mary del Priore sobre seu mais recente livro, que narra a trajetória de grandes personalidades femininas do Brasil.

Alfredo Scaff discute a necessidade do diagnóstico precoce para o tratamento eficaz do câncer de mama. Enquanto o Instituto Nacional do Câncer aponta um crescimento de 11% da doença para os próximos três anos, a Fundação do Câncer alerta que adiar os exames pode ensejar a evolução do tumor e aumentar em até 500% os gastos para os cofres públicos.

Ainda na quinta-feira, Katy Navarro conversa com a historiadora Mary del Priore sobre o recém-lançado "Sobreviventes e guerreiras" (Ed. Planeta). O livro narra histórias de resistência feminina ao longo de cinco séculos, desde as indígenas e afrodescendentes no Brasil colônia até as feministas contemporâneas, passando por ícones do rádio, cinema e TV.

De acordo com Mary del Priore, as sociedades de hoje reproduzem três modelos básicos de patriarcalismo: o europeu, o africano e o dos povos originários. A escritora debate também o modo como o patriarcado é prejudicial para a figura masculina.

Um dos mais tradicionais "talk shows" da televisão brasileira (no ar desde 1985), o Sem Censura conta com jornalistas no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, que trazem as notícias do dia. Outros profissionais de veículos da Empresa Brasil de Comunicação, como Agência Brasil e Rádio Nacional, comentam essas pautas.

A interação com o público se dá via hashtag #semcensura no Twitter e no Instagram. Os telespectadores ainda podem enviar mensagens por WhatsApp, no número (21) 99903-5329.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.