Chefe global da área de Liberdade de Expressão da Unesco é entrevistado no Poder em Foco

Divulgação Cezar Camilo/Poder 360

O chefe global da área de Liberdade de Expressão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Guilherme Canela, é o entrevistado do Poder em Foco deste domingo (11), no SBT. Entre outros temas correlatos à liberdade de expressão, ele fala da privacidade na internet e das discussões  sobre reclassificação de serviços oferecidos por plataformas como Google e Facebook. 

 Para ele, não se pode culpar o carteiro pelo conteúdo da carta. “Elas (essas empresas) não interferem no conteúdo entre um whatsapp que você envia ou no de e-mail. Fazer uma reclassificação pode ser arriscado não pra elas, mas para o conjunto da sociedade",  alertou. 

Guilherme Canela também analisa dados do informe “Segurança de jornalistas cobrindo protestos”, divulgado pela Unesco. O documento contém casos registrados  entre janeiro de 2015 e junho passado e contabiliza 215 situações em que repórteres de 65 países foram atacados ao cobrir manifestações. Ele ressalta que, além de sofrer agressão das forças policiais, os jornalista às vezes são atacados pelos próprios manifestantes e também enfrentam situações arbitrárias de apreensão de material e equipamentos. 

O cientista político aborda, ainda, o risco de a postura de governantes contribuir para o aumento da agressividade contra a mídia. “No caso da hipótese levantada pelos autores, é possível pensar numa associação da violência que ocorreu e o discurso genérico, negativo e beligerante contra a imprensa”, afirmou. 

O Poder em Foco é o programa de entrevistas do SBT em parceria editorial com o jornal digital Poder 360. É apresentado pelo jornalista Fernando Rodrigues e vai ao ar todos os domingos, logo após o Programa Silvio Santos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato