CNN Brasil estreia série que desvenda os segredos da Bahia

Divulgação CNN Brasil

No próximo domingo, dia 18/10, às 19h15, o programa ''CNN Séries Originais'', comandado por Evaristo Costa, inicia a exibição da série ''Bahia de todos nós''. Durante 21 dias, a equipe de reportagem da CNN embarcou em uma viagem de volta às origens, onde a história do Brasil começou. A Bahia dos temperos, da música, da fé e da literatura, influencia brasileiros dos quatro cantos do país.

Os repórteres do canal realizaram a rota do dendê para saber de onde vem o mais saboroso e conhecido tempero da culinária baiana. Na terra com o maior número de candomblés do país, a equipe do canal precisou de autorização dos orixás para conhecer de perto as tradições dos terreiros.

A série também revela a beleza arquitetônica de parte das mais de 370 igrejas de Salvador, aborda o crescimento dos evangélicos e, com exclusividade, conversa com o médium Divaldo Pereira Franco - que abriu sua casa e falou sobre o espiritismo nesse Estado de tantas fés.

Explorando o lado cultural da Bahia, a série mostra a cantora Daniela Mercury, que recebeu a equipe da CNN em sua casa de praia na Costa do Sauípe e relembrou seus maiores sucessos da carreira. Indicada ao Grammy deste ano de melhor álbum, Margareth Menezes, conversou e cantou com a reportagem da CNN no bairro onde nasceu. O cantor Armandinho e seus os irmãos voltaram à praça Castro Alves onde os primeiros trios elétricos passaram e viraram a maior marca do carnaval baiano. O Olodum, grupo musical reconhecido mundialmente falou das origens e influências musicais que contagiaram até mesmo o ídolo do pop Michael Jackson. “Bahia de todos nós” mostra Santo Amaro, a pequena cidade no recôncavo baiano onde nasceram Caetano Veloso e Maria Bethânia.

A nova série da CNN Brasil também mostra quem são as ‘Gabrielas’, as ‘Terezas’, ‘Tietas’ da atualidade para revelar os detalhes das obras de Jorge Amado, o escritor baiano mais lido no mundo.

O primeiro episódio: “Tempero” mostra a famosa culinária baiana, recheada de sabores e aromas, que carrega no prato a herança africana e muito azeite de dendê.

O episódio começa falando da farinha de copióba, muito presente na culinária baiana. A série mostra como é realizada a colheita e todo o processamento da mandioca até virar a farinha. Em seguida, a expedição da CNN vai às plantações de Dendê em Nazaré.

Ele está presente em quase todos os pratos baianos e foi notícia no Brasil nas últimas semanas: o óleo de dendê está cada vez mais caro e desaparecendo. A produção caiu 37% e aumentou 146% o valor nas prateleiras. A principal razão do aumento é a forma precária como o dendê é plantado e colhido na Bahia, diferentemente do que acontece no Pará, que lidera a produção do azeite no país.

Os repórteres do canal mostram todo o processo que torna o fruto de uma palmeira em óleo e suas origens praticamente de forma artesanal. Para Rita dos Santos, coordenadora da ABAM - a Associação Nacional das Baianas de Acarajé -, a falta do dendê pode colocar em risco o ofício, considerado Patrimônio Imaterial da Bahia.

O primeiro episódio da série conta ainda como é o trabalho das baianas que vendem o acarajé nas ruas: ''Tem a tradição cultural. Desde o século 17, com a chegada dos escravos aqui na Bahia e que deixaram a semente do dendê'', conta o produtor rural Demérito Souza.

A equipe da CNN também mostra como é a vida e o difícil trabalho das marisqueiras da Bahia, responsáveis por pescar os mariscos no mangue.

A estreia da série de quatro episódios “Bahia de todos nós” vai ao ar no próximo domingo, dia 18, às 19h15, na CNN Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato