Home Top Ad

Luzeiro leva o tradicional som dos coretos ao Partituras de domingo na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil

O programa Partituras será palco para a apresentação do grupo Luzeiro, com a performance de choros, valsas, marchas e dobrados. O show - gravado no Espaço Cultural Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Centro do Rio de Janeiro - vai ao ar no domingo (25), às 22h30, na TV Brasil

Fundado em 2009 por Marcelo Bernardes (flauta e flautim), Rui Alvim (clarinete), Pedro Paes (sax tenor), Aquiles Moraes (trompete), Everson Moraes (trombone), Thiago Osório (tuba), Magno Julio e Marcus Thadeu (percussões), o grupo Luzeiro desenvolve um trabalho ligado ao choro e ritmos regionais, sempre com raízes na música de coreto. Um dos objetivos dos músicos é manter acesa essa tradição.

"Esses espaços (os coretos) foram esquecidos aqui no (Estado do) Rio. Há inúmeras praças com coretos desconhecidos. Essa geração nova já nem sabe que esses coretos tiveram um som, um dia. O que a gente quer é realmente mostrar o som desses coretos", explica o clarinetista Rui Alvim.

O repertório que o grupo leva ao Partituras reúne peças de Ernesto Nazareth – como "Saudades e saudades", "Myosótis" e "Ameno Resedá" –, Zequinha de Abreu ("Não me toques"), Tom Jobim e Vinicius de Moraes ("Derradeira Primavera"), Anacleto de Medeiros ("Cabeça de porco"), Fats Waller ("Jitterbug Waltz"), Villa-Lobos ("Alma Brasileira"), entre outros compositores.

O Luzeiro tem seu nome inspirado na música de Maurício Carrilho "Luzeiro de Paquetá", que remete ao local onde nasceu e morreu o maestro Anacleto de Medeiros (1866-1907), ícone das bandas de música e responsável pela formação de sua linguagem na música instrumental do Brasil.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.