Luzeiro leva o tradicional som dos coretos ao Partituras de domingo na TV Brasil

Divulgação TV Brasil

O programa Partituras será palco para a apresentação do grupo Luzeiro, com a performance de choros, valsas, marchas e dobrados. O show - gravado no Espaço Cultural Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Centro do Rio de Janeiro - vai ao ar no domingo (25), às 22h30, na TV Brasil

Fundado em 2009 por Marcelo Bernardes (flauta e flautim), Rui Alvim (clarinete), Pedro Paes (sax tenor), Aquiles Moraes (trompete), Everson Moraes (trombone), Thiago Osório (tuba), Magno Julio e Marcus Thadeu (percussões), o grupo Luzeiro desenvolve um trabalho ligado ao choro e ritmos regionais, sempre com raízes na música de coreto. Um dos objetivos dos músicos é manter acesa essa tradição.

"Esses espaços (os coretos) foram esquecidos aqui no (Estado do) Rio. Há inúmeras praças com coretos desconhecidos. Essa geração nova já nem sabe que esses coretos tiveram um som, um dia. O que a gente quer é realmente mostrar o som desses coretos", explica o clarinetista Rui Alvim.

O repertório que o grupo leva ao Partituras reúne peças de Ernesto Nazareth – como "Saudades e saudades", "Myosótis" e "Ameno Resedá" –, Zequinha de Abreu ("Não me toques"), Tom Jobim e Vinicius de Moraes ("Derradeira Primavera"), Anacleto de Medeiros ("Cabeça de porco"), Fats Waller ("Jitterbug Waltz"), Villa-Lobos ("Alma Brasileira"), entre outros compositores.

O Luzeiro tem seu nome inspirado na música de Maurício Carrilho "Luzeiro de Paquetá", que remete ao local onde nasceu e morreu o maestro Anacleto de Medeiros (1866-1907), ícone das bandas de música e responsável pela formação de sua linguagem na música instrumental do Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato