National Geographic estreia documentário sobre expedição inédita à Península Antártica

Divulgação Nat Geo

No próximo domingo, 11 de outubro, às 19h, a National Geographic estreia o documentário A Península Antártica em seu site global da National Geographic Society. O filme é um registro da expedição inédita que a National Geographic - por meio de sua iniciativa de preservação marinha, Pristine Seas - realizou à Península Antártica em conjunto com os governos e cientistas do Chile e da Argentina. O objetivo desta iniciativa foi apoiar a proposta do Chile e da Argentina de criar uma área marinha protegida de 460.000 km2 na Península Antártica.

''É vital que os países atuem para proteger o oceano ao redor da Península Antártica. Muitas criaturas do oceano, de baleias a krill, dependem dele. Precisamos apoiar esses esforços internacionais para proteger um dos lugares mais espetaculares da Terra. O que acontecer com a Antártica acabará acontecendo conosco'', disse Alex Muñoz, líder da expedição e Diretor da National Geographic Pristine Seas na América Latina.

A expedição científica entre Chile e Argentina aconteceu em janeiro de 2019 a bordo do navio da Marinha do Chile, OPV Marinero Fuentealba, que zarpou de Punta Arenas até a Península Antártica. Durante três semanas, uma equipe internacional de cientistas da National Geographic e dos institutos Antárticos do Chile e da Argentina realizaram estudos com a última tecnologia da National Geographic. Mergulhadores profissionais dos Estados Unidos, Espanha, Austrália, Chile e Argentina coletaram dados importantes sobre as espécies presentes nesta área e carregavam câmeras de profundidade chamadas DropCams, criadas nos laboratórios Nat Geo e que já foram utilizadas até na Fossa das Marianas, a 11 mil metros de profundidade.

Ao redor da Península Antártica concentra-se uma fauna espetacular, composta principalmente por diferentes espécies de baleias, pinguins, focas leopardo, entre outras espécies de grande porte. Também existe a pesca do krill, um crustáceo do qual essas espécies dependem para se alimentar.

Durante a expedição, a equipe de exploradores recebeu a visita do Presidente do Chile, Sebastián Piñera, que faz parte do documentário junto com o presidente argentino, Alberto Fernández.

Pristine Seas é uma iniciativa da National Geographic dedicada a explorar, registrar e ajudar a proteger os últimos locais oceânicos intocados em todo o mundo. Em seus 12 anos de existência, eles ajudaram a criar, junto com governos e comunidades locais, 22 grandes áreas protegidas que cobrem mais de 6 milhões de quilômetros quadrados.

Proposta Binacional

O Chile e a Argentina vêm trabalhando juntos para desenvolver uma proposta de área marinha protegida para a Península Antártica. Em 2017, os dois países apresentaram uma Proposta Preliminar para o estabelecimento de uma Área Marinha Protegida (AMP) no oeste da Península Antártica e no sul do Arco da Escócia. A proposta é resultado de vários anos de trabalho conjunto de cientistas do Instituto Antártico Chileno (INACH), do Instituto Antártico Argentino (IAA) e das Chancelarias dos dois países.

A decisão sobre o estabelecimento desta área marinha protegida deve ser tomada pela CCAMLR (Convenção para a Conservação dos Recursos Marinhos da Antártida). Esse órgão é formado por 26 países, entre eles Rússia, China, Estados Unidos, União Europeia, Chile e Argentina. Eles se encontram todos os anos no final de outubro em Hobart, Tasmânia.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato