Perigo em duas rodas: Câmera Record revela que a pandemia fez disparar acidentes graves com motoqueiros

Divulgação Record TV

Em plena pandemia, o trabalho dos entregadores cresceu de forma expressiva. O Câmera Record deste domingo, 25/10, revela que isso trouxe consequências: aumentaram também os acidentes graves e mortes envolvendo motoqueiros.

Eles rasgam o trânsito em alta velocidade, numa batalha diária contra o relógio. O avanço do coronavírus fez as pessoas se recolherem em casa e as ruas ficaram desertas. Não fossem os motociclistas, nada de remédio, comida e outros tipos de serviço.

Na urgência de não deixar o país estacionar e, com o trânsito livre, os motoqueiros aceleraram ainda mais. A concorrência também se acirrou. Houve aumento de 20% no número de entregadores em São Paulo. Agora são 280 mil nas ruas da cidade.

Só que o custo de levar parte da economia nas costas foi alto. De janeiro a agosto deste ano - em pleno isolamento social - 82 motociclistas morreram no estado de São Paulo, 54% a mais que no mesmo período do ano passado. Na capital paulista, houve aumento de 45% no número de mortes. Os acidentes graves envolvendo entregadores também aumentaram durante a pandemia. Muitos dos sobreviventes não vão voltar para o asfalto.

É o caso de Eberton. Motoqueiro experiente, no Dia das Mães, enquanto fazia entrega de comida, teve um mal súbito e bateu de frente com um carro que vinha na pista contrária. "Tava tudo muito corrido, fazendo entrega uma atrás da outra. Indo para quarta entrega, apaguei. Não lembro de mais nada", explica. Eberton acordou no hospital. Com traumatismo craniano, ficou 12 dias em coma, passou por uma cirurgia no quadril e uma na mão direita, fraturou a coluna e teve que amputar parte de uma das pernas.

Na fisioterapia, Edisma, outro motoqueiro, comemora os primeiros passos com a perna mecânica. Ele sofreu um acidente junto com a namorada e perdeu a perna na hora. A companheira, que estava na garupa, não sobreviveu. "Quando eu vi meu corpo sem perna e depois sabendo a notícia de que ela tinha falecido, foi chocante", desabafa. Faz três meses que ele está reaprendendo andar. Dá um passo de cada vez em busca da recuperação. "Agora que estou com a prótese, tenho esperança de que as coisas vão melhorar".

No podcast do programa, o ortopedista Cristiano Menezes, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Coluna, e a neuropsicóloga, Sandra Schevinksy, falam sobre a difícil recuperação de quem sofre acidente de moto. E a repórter Mariane Salerno revela os bastidores da reportagem.

O Câmera Record deste domingo (25) volta a ser apresentado por Marcos Hummel, às 23h45,  logo após 'A Fazenda'. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato