Home Top Ad

Repórter Eco destaca o aumento de malária entre povos indígenas e a norma que ameaça os manguezais e restingas

Share:

Divulgação TV Cultura

Neste domingo (25/10), o Repórter Eco aborda a explosão de casos de malária na população indígena de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas; a ameaça aos manguezais e restingas causada pela revogação da norma do Conama; e o olhar afetivo sobre os rios urbanos do cantor, compositor e pesquisador Victor Kínjo. Apresentado por Márcia Bongiovanni, o programa vai ao ar às 18h, na TV Cultura .

A reportagem sobre a explosão de casos de malária na população indígena de São Gabriel, município mais indígena do Amazonas, mostra que em plena pandemia de Covid-19 o tipo mais grave da malária mobilizou as autoridades sanitárias. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, o número de casos cresceu 11% de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período do ano passado.

Outro tema abordado é a recente decisão de Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente, de revogar a norma do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que protege os manguezais e as restingas. Esses frágeis ecossistemas costeiros são de vital importância para a biodiversidade marinha.

E por fim, a edição apresenta o olhar afetivo do cantor, compositor e pesquisador Victor Kínjo sobre os rios urbanos. Ele ressalta a importância de plantar florestas para conter a seca que avança em várias regiões do Brasil e traz esperança. Em várias cidades do mundo, cidadãos se mobilizaram e conseguiram promover a recuperação de rios urbanos.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.