Série do Curta! reúne pensadores para apresentar 'ideias para o mundo'

Divulgação Curta!

Dividida em três episódios, a série ''Ideias Para o Mundo'', inédita na TV, conta com a presença de três pensadores contemporâneos, um a cada episódio, com o objetivo de pensar em novas possibilidades de vida.

Sob a direção de Pedro Zimmermann e produção da Okna, David Grossman, Elisabeth Roudinesco e Pierre Lévy — que têm em comum os laços com a cultura judaica — depõem de forma bastante intimista sobre suas próprias trajetórias pessoais e profissionais, além de promoverem a reflexão diante de temas como política, religião, cultura e tecnologia.

No primeiro episódio, David Grossman, escritor e jornalista israelense, faz um passeio pela literatura hebraica e universal. Grossman é conhecido pelo tom pacifista e político de sua obra, composta por mais de 20 livros, traduzidos em diversos idiomas. É autor de romances como “O Inferno dos Outros” — vencedor do Prêmio Internacional Man Brooker — e “Fora do Tempo”, inspirado em seu próprio luto pela perda de seu filho, Uri, durante a Guerra Israelo-Libanesa de 2006. A exibição é na Quinta do Pensamento, 29/10, às 23h30.

Milton Nascimento ganha homenagem pelo seu aniversário com apresentação histórica

O Curta! comemora o aniversário do cantor Milton Nascimento com a exibição de um episódio da série “Musicalmente na América Latina” totalmente dedicado ao artista. Essa série traz performances históricas, dos anos 1970 e 1980, de grandes nomes da música latino-americana.

O episódio contém uma entrevista e uma apresentação de Milton gravadas em 1980. Bituca, como é conhecido, é dono de uma das vozes mais bonitas da música brasileira e, no programa, apresenta o repertório do álbum “Clube da Esquina”. A exibição é na Segunda da Música, 26/10, às 18h30.

Segunda da Música – 26/10

18h30 – “Musicalmente na América Latina” (Série) – Ep. “Milton Nascimento”  - EM HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DO ARTISTA

1980: entrevista e performance do artista brasileiro Milton Nascimento. O repertório veio do álbum “Clube da Esquina”. Direção: Sandro Pedrazzetti. Duração: 55 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 20 de outubro, terça-feira, às 01h30 e às 15h30; 21 de outubro, quarta-feira, às 09h30; 24 de outubro, sábado, às 10h05.

Terça das Artes - 27/10

21h15 - “Maria — Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos” (Documentário)

A vida e a obra de Maria Martins (1894-1973), escultora, gravurista, pintora, desenhista e escritora, conhecida principalmente pelo trabalho ligado ao Surrealismo. O longa revela também a relação amorosa e artística com Marcel Duchamp. Diretores: Elisa Gomes e Francisco C. Martins. Duração: 80 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 28 de outubro, quarta-feira, às 1h; 29 de outubro, quinta-feira, às 9h10; 31 de outubro, sábado, às 12h05. 

Quarta de Cinema – 28/10

21h05 – “Aconteceu na Quarta-Feira” (Ficção)

Um casal de atores vive um casamento insuportável. Julio sempre foi um ator medíocre, mas é famoso por ter trabalhado a vida toda na televisão. É muito mais velho que Julia. Os dois criaram uma dependência perversa na qual Julio é a parte fraca. Amam-se e odeiam-se. Ele tem tanta vontade de se separar que, um dia, vai embora e, ao mesmo tempo, fica. Sem saber, ganha um duplo. Dois homens não podem ter a mesma vida, isso é logo descoberto. Um deles terá de morrer. Direção: Domingos de Oliveira. Duração: 70 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 29 de outubro, quinta-feira, às 1h05; 30 de outubro, sexta-feira, às 09h05; 31 de outubro, sábado, às 13h35.

Quinta do Pensamento – 29/10

23h30 – “Ideias Para o Mundo” (Série) – Ep. “David Grossman”

Um passeio pela literatura hebraica e universal na companhia de um mestre. A dialética da vida na perspectiva de um escritor que empreendeu uma busca muito particular pela paz. O artista e intelectual em um diálogo onde os livros pautam o percurso. Diretor: Pedro Zimmermann. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: dia 30 de outubro, sexta-feira, às 03h30 e 17h30; dia 31 de outubro, sábado, às 10h30; 01 de novembro, domingo, 18h; dia 02 de novembro, segunda-feira, às 11h30.

Sexta da Sociedade – 30/10

21h30 – “Serras da Desordem” (Documentário)

Carapirú é um índio nômade que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante dez anos, anda sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em novembro de 1988, a 2 mil quilômetros de seu ponto de partida. Levado a Brasília pelo sertanista Sydney Possuelo, ele vira manchete nacional e centro de uma polêmica entre antropólogos e linguistas quanto a sua origem e identidade.  Diretor: Andrea Tonacci. Duração: 136 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: dia 31 de outubro, sábado, às 01h30; 1 de novembro, domingo, às 14h15; dia 02 de novembro, segunda-feira, às 02h40 e 15h30; dia 03 de novembro, terça-feira, às 09h30.

Sábado – 31/10

19h45 - “Artistas Plásticos Brasileiros” (Série) – Ep. “Anita Malfatti – Liberdade Para Criar”

Precursora do modernismo brasileiro, Anita Malfatti é retratada neste episódio da série “Artistas Plásticos Brasileiros”. Ela influenciou uma geração de artistas em busca de novos caminhos, com uma festa de formas e cores em seus quadros expressionistas, que eram elogiados no exterior, mas chegaram a ser criticados até pela própria família. Apesar do estranhamento dos conterrâneos tradicionalistas na sua primeira exposição, sua arte inspirou o movimento que aflorou na Semana de Arte Moderna de 1922. Duração: 52 min. Classificação: Livre Horários alternativos: 1 de novembro, domingo, às 10h45.

Domingo – 01/11

22h – “Nelson Freire” (Documentário)

Documentário de longa-metragem sobre a vida do pianista brasileiro Nelson Freire, com direção de João Moreira Salles. O filme acompanha a rotina de Nelson em concertos e na vida privada. A singularidade do documentário está na ausência de depoimentos sobre Nelson. O filme não buscou o testemunho de amigos ou parentes, de outros músicos, de críticos ou de simples admiradores. A exceção é Martha Argerich, pianista argentina, que mantém com Nelson uma amizade de mais de quatro décadas. Os fatos e imagens escolhidos refazem o fio histórico que transformou o menino-prodígio do interior de Minas no pianista que se tornou unanimidade internacional. Com movimentos econômicos, sem pressa, o documentário se aproxima de Nelson e encontra um temperamento introspectivo e uma notável capacidade de criar a beleza. “Nelson Freire” foi filmado no Rio e São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001.  Diretor: João Moreira Salles. Duração: 107 min. Classificação: Livre.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato