Home Top Ad

Série visita Basílica de São Pedro, em Roma, nesta quinta na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil

A série documental Cidades Secretas viaja até Roma para revelar curiosidades sobre os bastidores que envolvem a história, a construção e a arquitetura da Basílica de São Pedro, nesta quinta (10), às 20h30, na TV Brasil, com recursos de computação gráfica, imagens de arquivo e reconstruções.

A produção internacional visita um dos santuários católicos mais sagrados do mundo. Localizada no coração do Vaticano, a Basílica de São Pedro é o maior e mais importante edifício religioso do catolicismo. O conteúdo já está disponível no aplicativo TV Brasil Play.

Tombada pelo patrimônio mundial da Unesco, a imponente construção representa a história e o poder da Igreja Católica. Considerada o maior projeto arquitetônico de sua época, a Basílica é quatro vezes maior do que Notre-Dame, em Paris, e abriga as relíquias de São Pedro.

O terceiro episódio da série Cidades Secretas destaca aspectos dessa construção titânica e dispendiosa que levou mais de um século para ser concretizada. O programa explica ainda porque seu advento fomentou a reforma protestante.

Um canteiro de obras único, uma dúzia de papas e arquitetos, delírios de grandeza e ameaças... Essa estrutura infinita se arrastou até a sua consagração no século XVII. Hoje a Basílica é reverenciada como um concentrado das artes cristãs, marcada pela notável criatividade de Michelangelo.

Nomeado arquiteto da Basílica de São Pedro em 1546 pelo Papa Paulo III, o artista teve uma participação decisiva no progresso da construção. A chegada de Michelangelo fez a diferença uma vez que ele concebeu uma cúpula excedendo em majestade a catedral de Santa Maria de Florença.

Em 1590, Giacomo della Porte e Domenico Fontana concluíram a construção da obra-prima criada por Michelangelo, vinte e seis anos após a morte do pintor, escultor e arquiteto. A construção foi consagrada pelo Papa Urbano VIII em 1626. O Pontífice é o único que pode celebrar a missa na Basílica de São Pedro.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.