Série visita Basílica de São Pedro, em Roma, nesta quinta na TV Brasil

Divulgação TV Brasil

A série documental Cidades Secretas viaja até Roma para revelar curiosidades sobre os bastidores que envolvem a história, a construção e a arquitetura da Basílica de São Pedro, nesta quinta (10), às 20h30, na TV Brasil, com recursos de computação gráfica, imagens de arquivo e reconstruções.

A produção internacional visita um dos santuários católicos mais sagrados do mundo. Localizada no coração do Vaticano, a Basílica de São Pedro é o maior e mais importante edifício religioso do catolicismo. O conteúdo já está disponível no aplicativo TV Brasil Play.

Tombada pelo patrimônio mundial da Unesco, a imponente construção representa a história e o poder da Igreja Católica. Considerada o maior projeto arquitetônico de sua época, a Basílica é quatro vezes maior do que Notre-Dame, em Paris, e abriga as relíquias de São Pedro.

O terceiro episódio da série Cidades Secretas destaca aspectos dessa construção titânica e dispendiosa que levou mais de um século para ser concretizada. O programa explica ainda porque seu advento fomentou a reforma protestante.

Um canteiro de obras único, uma dúzia de papas e arquitetos, delírios de grandeza e ameaças... Essa estrutura infinita se arrastou até a sua consagração no século XVII. Hoje a Basílica é reverenciada como um concentrado das artes cristãs, marcada pela notável criatividade de Michelangelo.

Nomeado arquiteto da Basílica de São Pedro em 1546 pelo Papa Paulo III, o artista teve uma participação decisiva no progresso da construção. A chegada de Michelangelo fez a diferença uma vez que ele concebeu uma cúpula excedendo em majestade a catedral de Santa Maria de Florença.

Em 1590, Giacomo della Porte e Domenico Fontana concluíram a construção da obra-prima criada por Michelangelo, vinte e seis anos após a morte do pintor, escultor e arquiteto. A construção foi consagrada pelo Papa Urbano VIII em 1626. O Pontífice é o único que pode celebrar a missa na Basílica de São Pedro.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato