Home Top Ad

Tecnologia e perspectivas da ciência no Brasil são pauta do Ciência é Tudo

Share:

Reprodução

O Ciência é Tudo inédito que vai ao ar na TV Brasil às 8h30 de sábado (31) apresenta a segunda parte da reportagem sobre o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. O evento, que ocorreu entre os dias 19 e 23 deste mês, é dedicado à divulgação da ciência, a fim de aproximá-la e torná-la mais acessível às pessoas.

Jornalista da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Fioravanti foi o ganhador Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, que anualmente reconhece o trabalho de jornalistas, pesquisadores, escritores e instituições que contribuem para a divulgação da ciência. Fioravanti dá à equipe do programa um panorama do jornalismo científico no Brasil.

No Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Ciência é Tudo investiga a relação entre a nanotecnologia e a computação quântica. Mostra também as atividades do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), que oferece infraestrutura para pesquisas de computação científica e inteligência artificial, por meio do Santos Dumont.

O quadro Ciência é Universo mostra o trabalho dos astrônomos profissionais em observatórios como o Nacional, no Rio de Janeiro, e o de Bauru, em São Paulo.

Parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Ciência é Tudo reúne informações científicas, curiosidades e reflexões sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas. A produção também traz novidades quanto a investimentos e políticas públicas para o setor.

Entre os quadros do programa estão “Ciência é invenção”, que conta a origem de objetos e ferramentas fundamentais para humanidade. “Ciência é Universo” leva o espectador a um passeio pelo mundo da Astronomia. “Ciência é Trabalho” mostra o dia a dia de profissionais de ciência e tecnologia, além das tendências de mercado, para quem deseja seguir carreira na ciência. Já o “Ciência é entrevista” promove uma conversa sobre um tema de relevância da atualidade, com a possibilidade de sanar dúvidas dos telespectadores.

Apresentado pela jornalista Priscila Rangel, o programa vai ao ar aos sábados, às 8h30. As edições ficam disponíveis no site da TV Brasil (tvbrasil.ebc.com.br/cienciaetudo), no YouTube (youtube.com/tvbrasil), no aplicativo EBC Play (versões Android e iOS) e no site play.ebc.com.br.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.