Animal Planet estreia a nova minissérie ''Ilhas Tropicais''

Divulgação AP

Longínquas, protegidas pelos oceanos, as ILHAS TROPICAIS (Earth’s Tropical Islands) atravessarem os séculos como verdadeiros santuários da vida selvagem, onde a natureza é exótica e tem espécies únicas de animais e vegetais. A partir desta terça-feira, 10 de novembro, às 20h30, o Animal Planet visita alguns desses paraísos para mostrar em detalhes suas faunas, floras e as comunidades humanas que nelas habitam com a estreia da superprodução da BBC, ILHAS TROPICAIS.

A minissérie tem como destinos Madagascar, Bornéu e Havaí. O isolamento geográfico criou condições para que essas ilhas se transformassem em verdadeiros exemplares da evolução das espécies, também da humana. As comunidades vivem nelas tiveram de se adaptar e desenvolveram, com o passar das gerações, hábitos e rituais igualmente únicos.

Madagascar, famosa pelos seus lêmures, é a ilha mais antiga do mundo e abriga o maior número de espécies nativas, encontradas somente por lá. Bornéu possui a maior diversidade de vida selvagem, de orangotangos e ursos-do-sol às cobras-voadoras; por fim, o Havaí é arquipélago que tem cidades movimentadas e algumas das ilhas mais remotas do mundo, habitadas por baleias, lagartas carnívoras e albatrozes.

Divulgação AP

O episódio de estreia de ILHAS TROPICAIS vai a Madagascar. Por ser a ilha mais antiga do planeta, ela se tornou o habitat perfeito para que a vida seguisse o seu curso, o que deu origem a aproximadamente quinze mil espécies de plantas e animais exóticos lá. Há cerca de 90 milhões de anos, uma gigantesca porção de terra se desprendeu do um dia seria o continente africano e foi lançada à deriva no oceano, assim surgiu Madagascar.

Montanhas bloqueiam as nuvens que trazem chuva e criaram dois habitats muito distintos: no oeste há o deserto, no leste estão as florestas. Os lêmures-de-cauda-anelada são descendentes diretos dos primeiros mamíferos da ilha e prosperam na parte árida. Eles passam até oito horas por dia recolhendo alimentos e o seu cardápio inclui um tipo de planta com seiva cáustica, capaz de queimar a pele humana. Ainda na estreia, os exóticos lêmures-shifakas e sua habilidade de saltar por entre penhascos e árvores.

Quando os humanos vindos da Ásia e da África chegaram à costa oeste da ilha, eles também enfrentaram o deserto hostil, altas temperaturas e temporadas de seca que chegam a durar um ano. Na aldeia de Ampotaka, as pessoas aprenderam a usar as baobás para sobreviver; essas árvores crescem até os trinta metros de altura e armazenam grandes quantidades de água em seus troncos. Gigantes majestosas, as baobás são utilizadas pelos povos nativos como reservatórios de água que podem fazer a diferença entre vida e morte nas estações mais secas.

Ainda na estreia, mergulhadores mostram os vestígios de uma Madagascar pré-histórica que jazem nas profundezas do oceano: esqueletos de criaturas misteriosas como os lêmures gigantes, com crânios do tamanho dos de gorilas. Apenas 20% das florestas de Madagascar estão preservadas e 95% dos lêmures estão ameaçados de extinção. Não mais isolada, Madagascar corre perigo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato