Canal Brasil exibe documentários que fazem um passeio pela memória da etnia Krenak

Divulgação

Na segunda-feira, dia 09/11, o Canal Brasil foca na questão dos Krenak, moradores ancestrais do território hoje conhecido como a cidade de Resplendor, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Às 18h, estreia no canal o longa documental ''Ailton Krenak – O Sonho da Pedra'' (2018), dirigido por Marco Altberg, que explora o pensamento e a trajetória desse líder indígena que é atualmente um dos maiores ativistas da causa do país. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo como embaixador das culturas originais brasileiras. Conta ainda com participações de personalidades como Darcy Ribeiro e Mário Juruna.

Logo em seguida, às 18h50, o Canal Brasil leva ao ar o documentário ''Krenak'' (2017), sobre a tribo nativa do ativista.  O longa, de Rogério Corrêa, faz um passeio pela memória da etnia Krenak. Já sendo declarados até extintos, sua história é marcada pelo constante sofrimento nas mãos dos governantes brasileiros e pela resiliência em meio a tanto caos. O roteiro aborda a chamada “guerra justa”, decretada pelo rei português Dom João VI em 1808, que gerou o extermínio de milhares de nativos e lhes cortou a maior parte do seu território, passando pela violência e a intolerância do regime militar, até a recente tragédia do Rio Doce, cristalino pelos séculos em que foi cuidado pela etnia, e hoje morto após o rompimento da barragem de Mariana, no maior desastre natural da história do país.

Ailton Krenak – O Sonho da Pedra (2018)
ESTREIA
Horário: Segunda, 09/11, às 18h
Classificação: 10 anos
Direção: Marco Altberg

Krenak (2017)
INÉDITO e EXCLUSIVO
Horário: Segunda, 09/11, às 18h50
Classificação: 12 anos
Direção: Rogério Corrêa

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato