Ciência é Tudo visita o Centro de Lançamento de Alcântara neste sábado na TV Brasil

Divulgação

O programa Ciência é Tudo, da TV Brasil, destaca as atividades do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), situado no Maranhão, na edição inédita deste sábado (28), às 8h30. Disponibilizado no aplicativo TV Brasil Play, o conteúdo ainda ficará disponível no site da emissora pública e no YouTube do canal.

Durante o especial, a apresentadora Priscila Rangel e a cinegrafista Silvana Nietske mostram a estrutura do local que pode lançar foguetes, tripulados ou não, para colocar satélites na órbita da Terra, e ainda enviar astronautas em missões de pesquisa.

Esse programa será disponibilizado no aplicativo TV Brasil Play. O conteúdo ainda poderá ser acompanhado no site da emissora pública e YouTube do canal.

O Brasil tem dois centros de lançamento de foguetes, um na Barreira do Inferno, a 12 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte, e o de Alcântara, no Maranhão, a 32 quilômetros da capital São Luís.

A equipe da emissora pública percorre esse segundo espaço. Com localização privilegiada, próximo à linha do Equador, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) foi inaugurado em 1983 e está em operação desde 1989.

O programa conta também como as atividades espaciais influenciam outros setores como a Defesa, Comunicações e Meteorologia e os desafios do Programa Espacial Brasileiro para colocar o CLA como elemento promissor no mercado espacial mundial. 

O Ciência é Tudo acompanha, ainda, a vida dos moradores da Agrovila Cajueiro. Esse povoado quilombola com aproximadamente 260 habitantes é uma das sete agrovilas no interior do município de Alcântara. Eles receberam famílias remanejadas na década de 1980 para dar espaço à construção do CLA.

A entrevista desse episódio da produção realizada pela TV Brasil traz uma conversa com Marcos Pontes, astronauta e ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações. A conversa foi gravada nas torres de lançamento de foguetes.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato