Divulgação Getty Images |
O GP da Turquia, 14ª etapa da Fórmula 1 em 2020, pode ficar marcado na história como cenário de mais um feito de Lewis Hamilton. Neste domingo, dia 15, o inglês pode ser campeão da principal categoria do automobilismo mundial pela sétima vez, igualando o recorde do alemão Michael Schumacher. Um fenômeno que vem pulverizando marcas e reescrevendo a história da modalidade, dentro e fora das pistas. Engajado na luta contra o racismo, tornou-se uma das personalidades mais influentes do mundo. Já bateu o recorde de vitórias e agora mira o hepta. A TV Globo e o ge.globo transmitem a corrida a partir de 7h10 (de Brasília), com narração de Cleber Machado, comentários de Luciano Burti e Felipe Giaffone, e reportagens de Mariana Becker. Excepcionalmente, 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios' não será exibido neste domingo.
Dono de 93 vitórias, 97 poles e 162 pódios em 263 grandes prêmios, Lewis Hamilton está na Fórmula 1 há 14 temporadas. Desde a estreia, em 2007, venceu pelo menos uma prova em cada ano. Só guiou por duas equipes, McLaren e Mercedes. “É uma pessoa admirável. Um piloto com um talento ímpar. Obviamente tem um carro maravilhoso na mão, mas é diferenciado. Vem de um ambiente marginal a esta Fórmula 1, de uma cultura e um passado diferentes. Ele se fez um exemplo de diversidade. É bom frisar que não são todos os pilotos que vêm de famílias ricas. Vettel e Alonso são outros exemplos. Mas no caso do Hamilton, o pai precisava ter três empregos ao mesmo tempo para que ele pudesse competir e ganhar”, diz Mariana Becker, que começou a cobrir a Fórmula 1 para a TV Globo no mesmo ano em que Hamilton estreou na categoria.
São inúmeras as combinações possíveis para o título vir neste domingo. A mais simples delas, vencer. Atualmente a diferença entre Hamilton e seu companheiro de equipe, Valteri Bottas, é de 85 pontos, sendo que há 104 ainda em disputa. Ou seja, se o finlandês não conseguir descontar pelo menos oito pontos nesta prova, o heptacampeonato está garantido. Com narração de Sergio Mauricio e comentários de Rafael Lopes, o SporTV2 transmite neste sábado, dia 14, a partir de 9h, o último treino livre e a definição do grid.
O GP da Turquia não era disputado desde 2011. Curiosamente, é uma das poucas corridas que Hamilton não ganhou ainda. Quem mais venceu neste circuito é o brasileiro Felipe Massa, com três triunfos. O piloto é o convidado do podcast “Na Ponta dos Dedos”, já está disponível no ge.globo. Ele conversa com Sergio Mauricio, Luciano Burti, Felipe Giaffone e Rafael Lopes para recordar as vitórias nesta pista, além de analisar o atual momento da Ferrari, equipe que defendeu por mais tempo na categoria.
BATE-BOLA – MARIANA BECKER
Quais os legados mais importantes que Hamilton construiu?
Hamilton adotou uma cultura de valorização do negro que fez muito bem a ele, e deu base e segurança para que pudesse se reafirmar como um cara diferente na Fórmula 1. Hoje vivemos um momento em que é importante falar do diferente. Antes do Hamilton, quase não fazíamos isso. Ele não fez isso sozinho, mas ajudou o mundo a valorizar isso, a dar espaço e a aprender que todos merecem o mesmo respeito e apreço.
Quais as características dele que mais chamam a sua atenção?
É um cara muito inteligente, que teve força para formar a personalidade dele neste meio. É muito agradável entrevistar o Hamilton, pois ele tem ideias interessantes e sabe expor seus pensamentos muito bem. Ainda por cima é um piloto com um valor histórico muito grande, independentemente da quantidade de títulos que possui. Apenas por ser quem ele é, por dar voz ao que acredita que seja correto.
O que você mais admira em Lewis Hamilton?
Ele sabe que sou brasileira e que represento um veículo do Brasil, então sempre faz referências ao Ayrton Senna. Mas me toca pessoalmente quando ele ri. A risada dele é cativante e busca aquele Hamilton lá do princípio, o moleque, o guri, não o astro. Acho que ainda tem isso dentro dele.
14/11 – Sábado
6h – Terceiro treino livre – SporTV2 e GE (tempo real)
Narração: Sergio Mauricio
Comentários: Rafael Lopes
Reportagens: Mariana Becker
9h – Treino de classificação – SporTV2 e GE (tempo real)
Narração: Sergio Mauricio
Comentários: Rafael Lopes
Reportagens: Mariana Becker
15/11 – Domingo
7h10 (de Brasília) – GP da Turquia – Globo e GE
Narração: Cleber Machado
Comentários: Luciano Burti e Felipe Giaffone
Reportagens: Mariana Becker
Tags
Programação