Netflix e ViacomCBS anunciam estreias para o próximo ano durante a MAX 2020

Divulgação Viacom

Nesta terça-feira, dia 17 de novembro, o público pode conferir na 5a edição da MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo, showcases de dois players globais – ViacomCBS e Netflix. As duas empresas apresentaram as novidades que estarão disponíveis, em breve, nas telas e dispositivos e também oportunidades para produtores e diretores brasileiros. A programação 100% virtual da MAX 2020 continua até quinta-feira, 19 de novembro. Todos os painéis e debates podem ser vistos pelo site www.max2020.com.br. As inscrições gratuitas permanecem abertas.

Na Showcase “ViacomCBS: Produção Brasileira”, Maurício Kotait - vice-presidente e gerente ViacomCBS Networks Americas Brasil, falou sobre o lançamento da Pluto TV,e das oportunidades para as produções brasileiras independentes. Proprietária dos canais MTV, Comedy Central, Paramount, Nickelodeon e NickJr, a ViacomCBS vem expandindo sua atuação no mercado brasileiro. A mediação da conversa foi da jornalista Cris Padiglione, responsável pela coluna TelePadi, na Folha de São Paulo.

Mauricio Kotait explicou que o principal diferencial da Pluto TV, plataforma gratuita de OTT, que será lançada em dezembro deste ano no Brasil, é que o canal terá curadoria de conteúdo realizado pela ViacomCBS e um modelo de negócio baseado em publicidade. “O público terá duas formas de consumir o conteúdo: pela plataforma de streaming ou pelos canais lineares disponíveis no serviço. Nossa expectativa é eu haja uma grande adesão do público brasileiro. No mundo, a Pluto TV já ultrapassa 35 milhões de usuários”, destacou Kotait.

De acordo com ele, “o mundo da distribuição de conteúdo está em transformação e ninguém imaginava que haveria tanta aderência e interesse para conteúdos não inéditos. No Brasil, começaremos a Pluto TV sem nenhuma produção original. Mas, estamos abertos para receber novos projetos de produções nacionais e internacionais. Esperamos ter 50 canais até o fim de 2021. Nos EUA, a Pluto TV conta com 250 canais lineares, a maior parte com conteúdo em VOD”, ressaltou o vice-presidente da ViacomCBS.

Segundo Kotait, gandes novidades estão por vir, salientando que o grupo de mídia está de olho no ambiente de streaming, sem deixar de lado o negócio de TV por assinatura, onde já atua no Brasil. “Em 2021, teremos as novas temporadas dos principais produtos e dos grandes projetos ViacomCBS, como a MTV que continuará voltada para os realities shows e como um canal arrojado e voltado a realidade do jovem. Também teremos novas atrações para as crianças em idade pré-escolar e para o público juvenil, nos canais Nick Jr e Nickelodeon”, afirma o representante da ViacomCBS.

Além do lançamento da Pluto TV, outra novidade que a ViacomCBS trará para o Brasil será a realização da VidCon. O evento voltado para criadores e produtores de conteúdo acontece há 10 anos nos EUA e também tem edições no Reino Unido e na Austrália.“Vamos trazer para o Brasil essa grande reunião de produtores de conteúdo refletindo sobre o mundo digital. Acreditamos na possibilidade da VidCon ser presencial, no segundo semestre de 2021, em São Paulo, com a presença dos maiores influenciadores e produtores de conteúdo do país”, afirma Kotait.

Diante ao cenário de pandemia, grandes produções como Porta dos Fundos tiveram que ser reinventar. A produtora paulista teve seu controle majoritário adquirido pela ViacomCBS em 2017. “O Porta dos Fundos evoluiu muito nos últimos anos. O grupo tem sido um grande exemplo de que é possível produzir programas mais leves, com uma produção simples, mas de grande qualidade. Nesse período, com todo mundo em casa, vários projetos foram antecipados. O Porta dos Fundos tem sido muito procurado para a produção de conteúdos customizados”, lembra Maurício Kotait.

Segundo o representante da ViacomCBS, há boas perspectivas para 2021. “A concorrência é muito boa para o mercado. Há várias iniciativas e serviços chegando ao país. Haverá uma acomodação entre os players do setor, mas estamos otimistas” diz.

Para Kotait, caberá ao consumidor escolher o que vai consumir. “Percebemos que o brasileiro é muito sensível ao que cabe no seu bolso. Avaliamos que a Pluto TV terá muito espaço, pois o brasileiro ama a TV e está acostumado a ver comerciais. A Pluto TV terá cerca de 10 minutos de publicidade por hora, o que menos que a TV aberta. Essa experiência na América Latina e no EUA foi muito bem aceita pelos consumidores”, declara.

Boas histórias e grandes personagens

Maria Angela de Jesus, diretora de Produções Originais da Netflix participou da showcase “Netflix: 2021”. No painel foi apresentada uma visão do que a maior companhia de streaming de vídeo no mundo pretende para o mercado brasileiro, o diálogo com a produção independente e a demanda por conteúdos que fascinam a audiência. A conversa teve moderação de Renata Brandão, CEO da Conspiração Filmes.

No Brasil, desde 2011, as produções originais da Netflix alcançam mais de 190 países e estão disponíveis para mais de 195 milhões de assinantes. Para a produção brasileira independente, a empresa é um parceiro imprescindível, fomentando a indústria, difundindo o conteúdo nacional e permitindo através de coproduções a criação de conteúdo premium com alcance global.

Em sua segunda participação na MAX, Maria Ângela afirmou que ninguém poderia imaginar, no ano passado, a atual situação. “No início foi mais complicado, agora estamos mais adaptados. Foi preciso parar várias produções que estão em pós-produção. Aproveitamos a oportunidade para nos dedicarmos ao desenvolvimento de projetos, para buscar estas histórias que queríamos contar. Temos reuniões constantes e trabalhamos como uma grande área de criação e desenvolvimento de projetos no Brasil”, explicou.

A Netflix tem uma grande preocupação com a diversidade das histórias e com o engajamento emocional dos assinantes. “Buscamos boas histórias e personagens fortes. Mais do que um conceito, é um ponto importante nas produções. A diversidade de olhares e perspectivassão a força dos nossos conteúdos. Pensamos também em diversidade em todos os aspectos. Nossos assinantes são diversos e fazem parte deste mundo global. É importante que o nosso público se veja refletido nas telas”, afirmou Maria Ângela.

Na perspectiva de oportunidades para produtoras brasileiras, Maria Ângela de Jesus reforçou que a Netflix trabalha com empresas dos mais diversos tamanhos e locais. “Para apresentar um projeto, envie um e-mail expondo sua proposta de forma objetiva, informando se é filme ou série, ficção ou documentário. A apresentação não precisa ser espetacular, mas é a originalidade é essencial, seja numa nova história ou um ponto de vista inovador sobre determinado tema e ter clareza no que quer contar”.

A representante da Netflix antecipou algumas produções brasileiras que em breve estará na plataforma de streaming. “Vamos lançar, no dia 8 de dezembro, o documentário ‘Amarelo’, do Emicida. Entre os filmes de ficção, teremos ‘Tudo bem no Natal’, estrelado por Leandro Hassum; ‘Pai em dobro’, com a Maisa e o Eduardo Moscovis, Larissa Manoela será a protagonista em ‘Luli’, baseado no livro de Talita Rebouças. De séries, teremos a estreia de ‘QueerEye Brasil’, e as segundas temporadas de ‘Sintonia’ e ‘Bom dia Verônica’”.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato