No Curta!, documentário mostra arte e a técnica do icônico arquiteto brasileiro Vilanova Artigas

Divulgação Curta!

Considerado um dos maiores arquitetos brasileiros do século XX, o curitibano João Batista Vilanova Artigas (1915-1985), mais conhecido como Vilanova Artigas, deixou um legado icônico para a arquitetura nacional moderna. Em razão do centenário de seu nascimento, comemorado em 2015, sua neta Laura Artigas roteirizou o documentário biográfico ''Vilanova Artigas — O Arquiteto e a Luz'', que dirigiu ao lado de Pedro Gorski e que será exibido no Curta!.

Através da lembrança de seus amigos, familiares e alunos, a produção passeia pela trajetória de Vilanova Artigas, revisitando, entre outros, as construções de suas primeiras casas, sua ligação com o Partido Comunista e aulas com Prestes Maia. Paulo Mendes da Rocha (vencedor do Pritzker), os arquitetos Pedro Paulo de Melo Saraiva, Álvaro Puntoni, Jon Maitrejean e Ruy Ohtake, o historiador Carlos Guilherme Motta, o fotógrafo Cristiano Mascaro e o ator Juca de Oliveira são alguns dos nomes que dão depoimento no filme, narrado de forma cronológica.

Imagens de arquivo pessoal e relatos inéditos do arquiteto ajudam a projetar essa história, que perpassa a construção de algumas de suas principais obras, como o Edifício Louveira, a FAUUSP e o Estádio do Morumbi. O olhar dos usuários que frequentam seus prédios nos dias de hoje também está presente, contribuindo para revelar o profissional conhecido por tratar a arquitetura como o equilíbrio entre a arte e a técnica.

''Vilanova Artigas — O Arquiteto e a Luz'' é uma coprodução do Itaú Cultural com a Olé Produções. A exibição é na Terça das Artes, 24 de novembro, às 22h20

Documentário discute filmes que ajudaram a implementar a ditadura no Brasil na década de 60

O papel do cinema como aliado na formação ideológica de um país é tema do documentário “O Prólogo”, de Gabriel F. Marinho. O filme investiga a prática comum na década de 60 de exibição de curtas-metragens antes das sessões de cinema, muitos carregando o viés de propaganda política. Através de depoimentos e imagens de arquivo, o documentário apresenta alguns dos filmes que ajudaram a implementar a ditadura militar no Brasil, muitos encomendados pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais, o IPES, com a finalidade de integrar os diversos movimentos de direita, sob pretexto de lutar contra uma ameaça comunista. “O Prólogo” é uma coprodução entre Totó Produções e Villa-Lobos Produções. A exibição é na Quarta do Cinema, 25 de novembro, às 22h.

Segunda da Música – 23/11

21h30 – ''Sons Brasilis'' (Série) — Ep. ''Maracatu'' (estreia de episódio)

O Maracatu é um ritmo originário de Pernambuco. Conforme o "baque" ou batida, existem dois tipos: Baque Virado (Maracatu Nação) e Baque Solto (Maracatu Rural). O primeiro, bastante comum na área metropolitana do Recife, é o mais antigo ritmo afro-brasileiro; e o segundo é característico da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Entre si, são similares na essência, mas diferentes na maneira de realizar suas atividades, desde a relação com a religião, com a sua comunidade, até a execução da música. O episódio foi gravado em Pernambuco e tem a participação de Marivalda dos Santos, Mestre Chacon Viana e Manoel Salustiano Filho, entre outros. Direção: Adriana L. Dutra. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 24 de novembro, terça-feira, à 01h30; 25 de novembro, quarta-feira, às 9h30; 28 de novembro, sábado, às 18h.

Terça das Artes - 24/11

22h20 – "Vilanova Artigas — O Arquiteto e a Luz'' (Documentário)

O documentário remonta a trajetória do icônico arquiteto brasileiro João Batista Vilanova Artigas. Por meio das lembranças de familiares, amigos, alunos, imagens de arquivo e visitas a seis de suas principais obras, apresenta a história de vida de Artigas. Direção: Laura Artigas e Pedro Gorski. Duração: 93 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de novembro,  quarta-feira, às 02h20 e 16h20; 26 de novembro, quinta-feira, 10h20; 28 de novembro, sábado, às 15h20 e 29 de novembro, domingo, às 15h.

Quarta de Cinema – 25/11

22h – ''O Prólogo'' (Documentário)

''O Prólogo" discute o uso da propaganda política através do cinema e da televisão na década de 1960, desvendando a cultura dos antigos curtas-metragens que passavam antes das sessões principais de cinema no Brasil. Diretor: Gabriel F. Marinho Duração: 94 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 26 de novembro, quinta-feira, às 02h e 16h; 27 de novembro, sexta, às 10h e 29, domingo, às 00h.

Quinta do Pensamento – 26/11

22h – ''Um Sonho Intenso'' (Documentário)

Relato das transformações do processo socioeconômico brasileiro pontuado por interpretações de  economistas e historiadores que têm em comum o reconhecimento de que os avanços desde 1930 até os dias atuais não foram suficientes para eliminar algumas características fundamentais do subdesenvolvimento brasileiro. Direção: José Mariani. Duração: 102 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: dia 27 de novembro, sexta, às 2h; dia 28 de novembro, sábado, às 7h; dia 29 de novembro, domingo, às 14h45.

Sexta da Sociedade – 27/11

20h30 – ''Hércules 56'' (Documentário)

Na semana da independência de 1969, o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Em sua troca, foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Através de entrevistas com os sobreviventes, os fatos dessa época são relembrados. Direção: Silvio Da-Rin. Duração: 94 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: dia 28 de novembro, sábado, às 00h30; 30 de novembro, segunda- feira, às 14h30.

Sábado – 28/11

20h45 - ''Cineastas'' (Série) — Episódio ''Tata Amaral''

A diretora paulistana Tata Amaral enfoca, em seus filmes, a figura da mulher em suas diferentes fases de vida e em épocas marcantes de nossa história, como a ditadura. O roteirista Jean-Claude Bernardet e o escritor Fernando Bonassi contam como é o processo de criação dos roteiros junto com a diretora, além de relatos dos cineastas Francisco César Filho e Caru Alves de Souza e das atrizes Leona Cavalli, Denise Fraga e Negra Lee. Direção: Hermes Leal. Duração: 45 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 29 de novembro, domingo, às 11h45.

Domingo – 29/11

20h35 – Sessão Tamanduá: ''O Astronauta Tupy'' (Documentário)

Retrospectiva da carreira musical de Pedro Luis, com foco nas composições, nos parceiros que ajudaram a construir a sua trajetória e nos sucessos e fracassos de discos e shows, com entrevistas exclusivas e material de arquivo. Direção: Pedro Bronz. Duração: 83 min. Classificação: Livre.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato