Operação Camanducaia: Memória e impunidade em documentário sobre operação policial que chocou o país durante a ditadura

Divulgação Curta!

Em outubro de 1974, a polícia de São Paulo realizou uma ação que chocou a sociedade da época e que deixa até hoje cicatrizes e mistérios não resolvidos. A “Operação Camanducaia” despejou clandestinamente crianças e adolescentes de São Paulo em Minas Gerais. Esquecido pela memória coletiva, o episódio é recontado no documentário homônimo de Tiago Rezende de Toledo, em estreia exclusiva no canal Curta!.

Cerca de 93 crianças e adolescentes acusados de pequenos delitos foram presos de maneira arbitrária pela polícia e levados para Minas Gerais. Foram despidos, espancados e jogados em um barranco perto da cidade de Camanducaia. Apenas 41 deles apareceram na cidade na manhã seguinte, machucados, nus e esfomeados, invadindo bares e restaurantes à procura de roupas e comida. Os outros 52 jovens continuam até hoje com o paradeiro desconhecido. Ocorrida durante o período da ditadura militar, a ação gerou repercussão internacional pela cruel violação dos direitos humanos daqueles jovens. Apesar de ter sido denunciado na Justiça, o caso acabou arquivado no Tribunal de Justiça de São Paulo e segue sem punição para os envolvidos.

A ideia para o filme surgiu a partir da leitura do livro “Infância dos Mortos”, de José Louzeiro, jornalista que trabalhava na "Folha de São Paulo" à época e que cobriu o acontecimento. Passeando pelos estilos road-movie, investigativo e filme de diálogo, a produção entrevistou mais de 40 pessoas — buscando os envolvidos no caso, principalmente os sobreviventes — e pesquisou em cerca de 1,5 mil páginas de documentos e jornais para reconstituir memórias, motivações e consequências da operação. O documentário inclui depoimentos de personagens como o jornalista Paulo Markun, o padre Júlio Lancellotti e o ex-governador de São Paulo Laudo Natel.

O documentário “Operação Camanducaia” foi produzido pela Cambuí Produções e viabilizado pelo Curta! com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Sexta da Sociedade, 4 de dezembro, às 22h30.

Documentário sobre Lenine discute processo criativo do cantor e o futuro da música

O processo criativo do cantor e compositor pernambucano Lenine é foco do documentário “Continuação”, do jornalista e diretor Rodrigo Pinto, que ganha nova exibição no canal Curta!. O diretor captou material do artista ao longo de nove meses, acompanhando o cantor durante a gravação do álbum de estúdio “Labiata” e em shows de turnê realizados entre o Rio, Araras, Recife e Wiltshire, na Inglaterra.

O longa mergulha na intimidade da criação do artista brasileiro, acompanhando ainda as conversas de Lenine sobre a família, as incertezas que a era dos downloads trouxe para o seu trabalho e o que ele acredita ser o futuro da música. Um misto de biografia e debate estético, o documentário traz ainda insights sobre as parcerias do artista, que incluem Lula Queiroga e Arnaldo Antunes.

Inicialmente pretendendo produzir pequenos filmetes, Rodrigo mudou de ideia ao se dar conta da quantidade de material que conseguiu gravar durante esse tempo em que esteve acompanhando o cantor: “Os filmetes não dão conta da complexidade do Lenine. Ele não é um cara que cabe em um minuto e meio ou 30 caracteres”, conta o diretor. “É preciso estar muito próximo dele para conseguir riscar um pouco da sua superfície.” A exibição de “Continuação” é na Segunda da Música, 30 de novembro, às 22h25.

Segunda da Música – 30/11

22h25 – “Continuação” (documentário)

A intimidade da criação do cantor e compositor pernambucano Lenine. As incertezas que a era dos downloads e do vinil trouxe para seu trabalho. A reunião de três gerações em torno de sua música. Um documentário sobre olhares, encontros, criação e tecnologia a serviço da paixão pela arte.  Diretor: Rodrigo Pinto Duração: 71 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 01 de dezembro, terça-feira, à 02h25 e 16h25; 2 de dezembro, quarta-feira, às 10h25; 05 de dezembro, sábado, às 14h35 e 06 de dezembro, domingo, às 22h40.

Terça das Artes - 01/12

22h15 – “Mário Lago” (documentário)

A biografia de um dos maiores artistas do Brasil no século XX. Mário Lago foi um dos principais atores da Rede Globo, atuando também como escritor, roteirista e compositor. Suas letras e opiniões ajudaram a transformar gerações inteiras, nunca abrindo mão da lucidez e do carisma tão típicos de um verdadeiro carioca. Um filme dinâmico, que apresenta sequências com raro material de arquivo, entrevistas, músicas e algumas curiosidades sobre um artista completo, sua história e a passagem do tempo. Direção: Marco Abujamra. Duração: 93 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 02 de dezembro, quarta-feira, às 02h150 e 16h15; 03 de dezembro, quinta-feira, 12h30; 28 de novembro,  05 de dezembro, sábado, às 12h30; 06 de dezembro, domingo, às 19h30h.

Quarta de Cinema – 02/12

21h05 – “Cineastas” (série) – Episódio “Fernando Meirelles”

A brilhante carreira do cineasta Fernando Meirelles, narrada por seus companheiros da produtora O2 Filmes, Nando Olival, Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro, pelo roteirista Bráulio Mantovani, pelos atores Matheus Nachtergaele e Alice Braga e por sua biógrafa, Maria do Rosário Caetano. Do início, na publicidade, às produções internacionais e à sua participação no Oscar. Diretor: Hermes Leal Duração: 45 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 03 de dezembro, quinta-feira, às 01h05 e 15h05; 04 de dezembro, sexta, às 9h05;05 de dezembro, sábado, às 20h45 e 05 de dezembro, domingo, às 11h30.

Quinta do Pensamento – 03/12

23h – “Recife Sevilla” (documentário)

As principais entradas da poética de João Cabral de Melo Neto são Recife e Sevilha. É igualmente verdadeiro dizer que se entra em Recife e em Sevilha através da poesia de João Cabral. Seus versos guardam, nas entrelinhas, a experiência do homem apaixonado por essas duas cidades. O Recife do menino de engenho e do rapaz mundano e a Sevilha do homem feito andarilho por força de sua carreira de diplomata. Direção: Bebeto Abranches. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: dia 04 de dezembro, sexta, às 03h e às 17h; dia 06 de dezembro, sábado, às 15h45; dia 06 de dezembro, domingo, às 15h45.

Sexta da Sociedade – 04/12

22h30 – “Operação Camanducaia” (documentário)

"Operação Camanducaia” mistura os estilos de road-movie, investigativo e filme de diálogos para contar uma história de 1974, que foi esquecida por nossa memória coletiva. Naquele ano, aproximadamente 93 crianças e adolescentes foram arbitrariamente presos pela polícia de São Paulo e levados clandestinamente para Minas Gerais. Na altura da cidade de Camanducaia, foram despidos, espancados e jogados num barranco. Na manhã seguinte, apenas 41 deles apareceram nus, famintos e machucados, invadindo bares e restaurantes para se cobrir e se alimentar. A história causou conflitos diplomáticos e chocou a sociedade da época. Partindo de Camanducaia, o filme busca encontrar os envolvidos, especialmente os sobreviventes, numa jornada de 10 anos que culmina com a entrevista de mais de 40 pessoas e 1.500 páginas de documentos e jornais. Em cada parada, em cada casa, os diálogos correm livres e sem julgamento. Eles podem causar desconforto ao fazer o espectador se identificar com pensamentos que não imaginava ter. A visão de mundo de cada entrevistado vale mais do que a suposta verdade dos fatos. Diretor: Tiago Rezende de Toledo Duração: 75 min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 05 de dezembro, sábado, à 02h30; 6 de dezembro, domingo, às 21h15; 07 de dezembro, segunda-feira, às 16h30 e 08 de dezembro, terça-feira, 10h30m.

Sábado – 05/12

21h40 - “Grandes Cenas” (série) - Episódio: “Bicho de Sete Cabeças”

A diretora Laís Bodanzky compartilha suas inquietações ao conceber a cena da fuga em "Bicho de Sete Cabeças" (2000), um dos pontos altos desse mergulho intenso no universo manicomial. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. Duração: 15min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 06 de dezembro, domingo, às 12h20.

22h - “Bicho de Sete Cabeças” (documentário)

Uma viagem ao inferno manicomial. Esta é a odisseia vivida por Neto, um adolescente de classe média baixa, que leva uma vida normal até o dia em que o pai o interna em um manicômio depois de encontrar um baseado no bolso de seu casaco. O cigarro de maconha é apenas uma gota d´água que deflagra a tragédia na família. Neto é um adolescente em busca de emoções e liberdade que tem pequenas rebeldias, como pichar muros e usar brincos, incompreendidas pelo pai. A falta de entendimento leva ao emudecimento na relação dentro de casa e o medo de perder o controle sobre o filho vira o amor do avesso. Internado no manicômio, Neto conhece uma realidade completamente absurda e desumana. A linguagem de documentário utilizada pela diretora empresta ao filme uma forte sensação de realidade, aumentando ainda mais o impacto das emoções vividas pelo protagonista. Direção: Laís Bodanzky. Duração: 88 min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 06 de dezembro, domingo, às 14h10.

Domingo – 06/12

18h30 – “Encontro com Philip Roth - Biografia de uma Obra” (documentário)

Em junho de 2014, o diretor François Busnel esteve com Philip Roth em sua casa em Connecticut, onde conduziu a última entrevista filmada com o escritor americano. Diretores: Adrien Soland e François Busnel. Duração: 52 min. Classificação: Livre.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato