"Papo de Segunda" recebe o advogado e filósofo Silvio Almeida para debater necropolítica

Reprodução

No "Papo de Segunda", Fábio Porchat e seus companheiros Emicida, João Vicente de Castro e Chico Bosco recebem virtualmente o advogado e filósofo Silvio Almeida para debater temas como necropolítica, os 80 anos do rei Pelé e a imparcialidade das opiniões. O programa vai ao ar hoje (02), às 22h30. Antes, às 21h, João Vicente invade o Instagram do GNT para o esquenta.

Ainda no programa, os meninos convidam o filósofo Ronilso Pacheco para o novo quadro 'Antirracismo na Prática', que durante novembro, o Mês da Consciência Negra, traz depoimentos de pessoas ligadas ao movimento negro, contando formas eficazes de se aliar à luta antirracista. A partir de experiências próprias, os convidados relatam suas ações e comportamentos recorrentes e como eles ajudam a combater o racismo na sociedade.

Abrindo os debates, os apresentadores batem um papo sobre política com Silvio Almeida, que esclarece um termo que começou a circular com frequência no debate público: a necropolítica. Juntos, eles discutem se o Estado usa de forma consciente o seu poder para definir como algumas pessoas podem viver e como outras devem morrer. Em vídeo, filósofo camaronês Achille Mbembe entra para enriquecer o assunto.

Em seguida, os meninos e seu convidado repercutem os 80 anos do Rei Pelé. Juntos, debatem o símbolo nacional que é o atleta do século e refletem sobre os motivos de, durante sua carreira, os julgamentos em cima do jogador parecerem mais implacáveis, criando uma imagem negativa em certos momentos. Eles se questionam se existe uma cobrança maior aos ídolos negros.

Para finalizar, os apresentadores comentam o caso recente em que em um restaurante luxuoso de Nova York, o garçom trocou os vinhos de duas mesas - com uma diferença de preço significativa entre um e outro. Sem saber da troca, ambas as mesas pareciam felizes, até que o dono da casa decidiu avisá-los. A partir do ocorrido, eles conversam sobre a independência de gostos e preferências e se questionam quando o rótulo, a etiqueta e a assinatura são importantes para marcar posição ou status. No final, eles participam do jogo ‘É INTELECTUAL OU É COACH?’, em que o elenco tenta adivinhar se a frase mostrada foi dita por um intelectual ou um coach.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato