Programa Especial deste sábado na TV Brasil é dedicado a paraesportista triatleta

Divulgação TV Brasil

O Programa Especial inédito de sábado (7), que a TV Brasil exibe às 9h30, é dedicado ao triatleta Marcelo Collet e sua paixão pelo esporte. O paraesportista de 39 anos tem uma deficiência na perna esquerda desde os 17, quando sofreu um acidente.

Durante a atração da emissora pública, Marcelo fala sobre as particularidades da modalidade na qual compete, as diferenças entre o paratriathlon e o triathlon, e como começou no paradesporto. O triatleta revela, ainda, a sensação de disputar as Paralimpíadas e a importância do esporte na sua vida. 

Marcelo Collet sofreu um acidente que fez com que perdesse a mobilidade e sensibilidade da perna esquerda. Apaixonado por esporte desde criança, o atleta conheceu o paradesporto e começou praticando natação, modalidade na qual disputou duas Paralimpíadas. 

Ele conta como foi que descobriu o desporto e a transição para o paratriathlon. ''Fui apresentado ao paradesporto. Eu tive o convite de uma presidente da associação aqui da Bahia de esportes para pessoas com deficiência. Me chamou para fazer uma competição paradesportiva de natação. Fui para o Norte e Nordeste de Natação e nessa competição fui muito bem. Fui convocado para a Seleção Brasileira Paralímpica de Natação, em 2001. E, aí, fui disputar o meu primeiro Mundial, na Argentina, com a Seleção Paralímpica de Natação. Nessa competição que eu descobri a grandiosidade do esporte para pessoas com deficiência. Para mim, antes eu achava que o esporte para pessoas com deficiência só era para reintegrar na sociedade, como uma forma de estar interagindo com pessoas. Essa competição me reacendeu novamente o esporte dentro de mim a nível competitivo, a nível de alto rendimento'', lembra.

Collet ressalta o bem que o esporte faz na vida dele e que é fundamental buscar fazer sempre o que gosta. ''Você tem que se importar com o que você sente dentro e as coisas que lhe dão vontade, que lhe dão prazer de fazer. No meu caso, eu sempre gostei de esportes, sempre amei o esporte, e quando eu fui interrompido com o meu acidente, e tive que me readaptar, tudo sempre foi buscando voltar a fazer o que eu gostava. E o esporte proporciona isso, proporciona novas amizades, proporciona autonomia, tanto no dia a dia, de você ter mais capacidade de estar fazendo as coisas com independência'', destaca Marcelo.

Já na série 'Autonomia', a repórter Fernanda Honorato, que tem Síndrome de Down, conversa com Flávia Poppe, do Instituto JNG, sobre moradia independente para pessoas com deficiência. Flávia conta como começou o projeto, onde surgiu a ideia, a importância da moradia independente e da autonomia para pessoas com deficiência: “autonomia é a possibilidade de que qualquer pessoa desenvolva sua capacidade de escolher. Então, esse projeto Moradia Independente é um exercício permanente de autonomia, porque a gente, toda hora, está decidindo, escolhendo alguma coisa dentro da casa da gente”.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato