Repórter Eco entrevista a jovem indígena Samela Sateré-Mawé

Divulgação

Neste domingo (8/11), o Repórter Eco apresenta uma reportagem especial sobre a jovem indígena Samela Sateré-Mawé, uma liderança em defesa dos povos da floresta. Além disso, retrata o impacto das queimadas nos rios voadores e o tatu-canastra, o maior de todos da espécie no mundo. Apresentado por Márcia Bongiovanni, vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

Com 24 anos, Samela se destacou durante a pandemia por levar informação, alimentos, material de higiene e assistência às comunidades indígenas da Amazônia. Ela segue os passos de outra grande líder, sua mãe, Sônia Sateré, coordenadora da Associação de Mulheres da Etnia Sateré- Mawé. Ela e outras mulheres indígenas dessa etnia trocaram a confecção do artesanato vendido no Brasil e no exterior pelo de máscaras. Como muitos jovens do planeta, Samela sonha em proteger o meio ambiente para garantir um futuro melhor para todos.

O outro destaque da edição explica que as chuvas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil dependem muito da Amazônia preservada. Lá fica a grande cabeceira dos rios voadores, fenômeno natural que leva a umidade para estas regiões. Os cientistas alertam que as queimadas na maior floresta tropical do mundo, em 2020, podem ter consequências irreversíveis.

Por fim, o programa mostra o tatu-canastra, o maior de todos da espécie existente no mundo. Mas apesar do tamanho, das escamas e da carapaça, é um animal muito frágil. No Brasil, ele é ameaçado pelos desmatamentos, pela caça ilegal e pelos atropelamentos nas estradas. Há dez anos, o programa de conservação do tatu-canastra tenta salvar a espécie da extinção.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato