TV Aparecida abre discussão sobre a ''Consciência Negra'' no Brasil

Divulgação

No Aparecida Debate desta quarta-feira (18/11), às 22h, vai ao ar a primeira das duas partes do programa, cujo tema é "Consciência Negra". Apresentado pelo jornalista Ronaldo Souza, o programa desta semana começa falando da data comemorativa — 20 de novembro — que remete ao ativismo racial.  

Essa edição do programa da TV Aparecida tem como foco levar, através de uma homenagem, o reconhecimento da luta de Zumbi dos Palmares e seus companheiros no quilombo, que foi fundamental para evidenciar as desigualdades e violências contra a população negra, algo ainda tão presente na nossa sociedade.  

Casos recentes de discriminação racial no mundo, amplamente divulgados pela mídia, serão lembrados e avaliados. 

Por uma pesquisa, a equipe do Aparecida Debate não encontrou uma data precisa da chegada das primeiras pessoas escravizadas no Brasil. Mas a tese mais aceita é a de que em 1538, Jorge Lopes Bixorda, arrendatário de pau-brasil, teria traficado para a Bahia os primeiros africanos. Se, de fato, em 1538 foi a chegada dos primeiros negros e, em 1888, a abolição da escravatura, então, no mínimo somam-se 350 anos de escravidão no Brasil, em um país que tem 520 anos. Ou seja, o negro tem um tempo de liberdade ainda bem curto no Brasil. 

Para falar sobre todas as questões do tema, o Aparecida Debate conversa com dois convidados, através da internet. São eles: Pedro Sérgio Pereira, professor de História formado pela Universidade de São Paulo e mestre em Psicologia da Educação pela PUC. Ele ainda lecionou nas redes pública e particular, por quatro anos, bem como na Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo. Também estará no programa o Juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Fábio Francisco Esteves. Ele é graduado em Direito pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, especialista em Direito Público e mestre em Direito de Estado pela Universidade de Brasília. 

Aparecida Debate, quarta-feira, às 22h

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato