TV Brasil presta tributo à escritora Carolina de Jesus e aos 60 anos do ''Quarto de Despejo''

Divulgação

Às 20h de domingo (22), a uma edição inédita do Caminhos da Reportagem relembra um grande nome da literatura brasileira. Em ''Carolina de Jesus, a escritora além do quarto'', o programa revê a vida e a obra da brilhante romancista, contista, cronista e dramaturga que, apesar da extensa produção, costuma ser lembrada no Brasil por ''Quarto de despejo: Diário de uma favelada'', publicado há 60 anos.

''É muito emocionante ver uma pessoa que não tem nada e também não contenta com esse nada. E tudo que é oferecido também não basta'', é assim que a escritora Conceição Evaristo define a resiliência de Carolina Maria de Jesus. Para o Caminhos da Reportagem, Conceição também conta como Carolina serve de inspiração para si própria e sua família no sentido de ''não aceitar a pequenez da vida.''

Carolina nasceu em Sacramento (MG) e ainda jovem migrou para São Paulo. Morou na favela do Canindé e, catando papel nas ruas, criou sozinha três filhos. E escreveu. Escreveu muito.

Seu maior sucesso, “Quarto de despejo: Diário de uma favelada”, foi traduzido para mais de uma dúzia de idiomas, deu fama e reconhecimento à autora cujo maior sonho era escrever, segundo a própria Carolina. Junto com o sucesso, veio o estigma de escritora ex-favelada, que só falava de pobreza e fome. É esta a imagem que pesquisadores e novos escritores negros têm tentado mudar. 

''É sempre uma imagem marcada pela subalternidade. Carolina era vaidosa, gostava de se arrumar, usar pérolas. E quando tinha agenciamento sobre si, ela escolhia sempre pela vaidade'', conta a historiadora Raquel Barreto, curadora da exposição promovida pelo Instituto Moreira Salles com o objetivo de desconstruir o estereótipo da Carolina favelada, sempre com o lenço na cabeça. ''Hoje, a gente tem felicidade em ver que estamos procurando outras imagens de Carolina.''

O programa revela trechos de obras inéditas, que serão publicadas em edição especial pela editora Companhia das Letras. Doutora em letras, Fernanda Miranda explica a necessidade de um conselho curador composto só por mulheres negras para resgatar a essência de Carolina. Livros, peças de teatro, provérbios, e diários inéditos serão publicados sem cortes.

"Essa publicação estabelece um divisor de águas na obra de Carolina, porque não vamos interferir no texto dela. ‘Quarto de Despejo’ e ‘Casa de Alvenaria’ vão ser lidos pela primeira vez em sua totalidade", conta Fernanda.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato