TV Brasil revela a história e a cultura de Caruaru, no domingo

Divulgação 

Meu Pedaço do Brasil de domingo (22) apresenta Caruaru, a ''Princesinha do Agreste.'' O programa, realizado em parceria com a TVPE, de Pernambuco, é destaque da TV Brasil às 18h30.

Localizada a aproximadamente 140 quilômetros de Recife, Caruaru é uma das maiores cidades do interior do Nordeste e é famosa por sua cultura popular.

Segundo o Guinness Book, o livro dos recordes, em Caruaru acontece a maior festa de São João do Mundo. Seus moradores vão além: dizem que também é a melhor e mais diversa dentre as celebrações do Brasil. Suas apresentações musicais atendem a todos os públicos e reúnem grandes nomes do forró, do sertanejo e até da música eletrônica. A festa ainda anima o público com manifestações tradicionais nordestinas, como a dança das quadrilhas, os bacamarteiros, as bandas de pífano, o teatro de mamulengos, e muita comida típica.

As atrações de Caruaru vão além da festa junina. A cidade conta com uma agenda cultural que se estende por todo o ano. Um dos maiores mercados ao ar livre do mundo, a Feira de Caruaru é parada obrigatória para quem quer conhecer a cidade. Como cantou Luiz Gonzaga, “a feira de Caruaru faz gosto da gente ver; de tudo que há no mundo, nela tem pra vender.”

O programa visita o Alto do Moura e mostra a Casa Museu Mestre Vitalino, local onde o mestre nasceu e onde hoje funciona o museu que conserva seu legado. O local não só exibe as esculturas de barro, mas revela todo o processo de fabricação e a estética de Vitalino que serviram de inspiração para muitos escultores e artesãos nordestinos.

O episódio termina no Morro do Bom Jesus, o ponto mais alto da cidade, que abriga a Igreja de Santa Luzia, de onde se tem uma vista panorâmica deste pedaço do nordeste que respira cultura popular.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato