1º Prêmio de Jornalismo Inclusivo anuncia vencedores


Reprodução

Foram anunciados hoje os vencedores do 1o Prêmio de Jornalismo Inclusivo, concurso cultural realizado por Jornalistas&Cia com o apoio da HBO Latin America para incentivar e reconhecer os melhores trabalhos jornalísticos que fazem uso da linguagem neutra ou inclusiva. Dividida nas categorias impresso, online, áudio e vídeo, a premiação reconheceu reportagens publicadas na Folha de S. Paulo, Estadão.com, Rádio Tabajara e TV Liberal como os melhores trabalhos da primeira edição.

Os trabalhos vencedores abordam temas importantes que vão desde a organização de coletivos para ajudar pessoas da comunidade LGBTQIA+ vulneráveis e a adoção de pronomes neutros por pessoas e empresas até a cobertura de eventos do Dia do Orgulho LGBTQIA+ e a importância do uso do vocabulário inclusivo.

Oferecendo mais informações sobre esta linguagem, um pré-requisito a participantes para inscrição no prêmio, a HBO lançou o GUIA TODXS NÓS DE LINGUAGEM INCLUSIVA, elaborado com o apoio da consultoria especializada em diversidade [DIVERSITY BBOX]. O Guia promove uma reflexão sobre a comunicação como forma ativa de dar visibilidade a pessoas transgênero binárias e não-binárias, além de sugerir maneiras de se utilizar esta linguagem, e pode continuar sendo usado para a preparação de quaisquer textos – jornalísticos ou não. Para acessar o Guia, clique aqui.

Veja abaixo os vencedores do 1o Prêmio de Jornalismo Inclusivo, que teve este ano o tema ‘TODXS NÓS – LINGUAGEM VIVA E INCLUSIVA’:

IMPRESSO

Rede ligada à Parada LGBT reúne coletivos e vai às ruas para ajudar gays e travestis vulneráveis, de Fabiana Schiavon, para a Folha de S. Paulo.

ONLINE

VÍDEO
Ativistas falam sobre Dia do Orgulho LGBTQIA+, de Luiz Gustavo Ferreira, Alexandre Gibson, Silvio Monteiro, Moisés Gonzaga e Maurício de Sousa Neves, para a TV Liberal, sediada em Belém (PA).

ÁUDIO
Linguagem Inclusiva, de Mateus Silomar e João Lucena Lira, para a Rádio Tabajara, sediada em João Pessoa (PB).

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato