Câmera Record mostra histórias de flagrantes de fúria durante a pandemia

Divulgação

Com a pandemia do novo coronavírus, ataques de pessoas com raiva em locais públicos viralizaram de maneira mais frequente. O Câmera Record deste domingo, dia 13/12, traz depoimentos dos personagens que viveram essas histórias. 

Uma pesquisa da Fiocruz, Unicamp e UFMG mostra que, durante a pandemia, 40% dos entrevistados se sentiram tristes ou deprimidos e 54%  ficaram ansiosos ou nervosos. "A gente não sabe o que vai acontecer. Tem o medo de perder o emprego, da doença, de perder pessoas, o próprio luto por outras pessoas também... A sensação de aprisionamento, de não saber como lidar com tudo isso", diz a psicóloga do Hospital Moriah Thais Della Tonia. Estes sentimentos podem resultar em algumas reações explosivas. "A gente tá muito sensível, então, em vez da gente conseguir ficar mais resiliente com o outro, a gente na verdade fica menos tolerante", explica.  

Um desses casos de surto de raiva ocorreu com um cliente de Pollyana Reis, comerciante de Campinas, no interior de São Paulo. Ela é dona de uma sorveteria e pediu para um freguês ajeitar a máscara, que protegia a boca, mas não o nariz. “A partir desse momento, ele acaba perdendo o controle", conta. Rodrigo Ferronato exige ser atendido de qualquer jeito, grita e chega a chutar uma cadeira da loja. O caso foi parar na polícia e ele alega que foi agredido por Pollyana.  

 

O programa apresenta as imagens do circuito de segurança da sorveteria e as gravações feitas por outros clientes que estavam na loja naquele dia. "Eu acho que a pandemia pode ter potencializado, de alguma forma, algum comportamento. É uma situação nova para todo mundo", opina Pollyana. 

 

Uma confusão que virou notícia em todo país parece ilustrar bem a situação do descontrole. No bairro badalado do Leblon, no Rio de Janeiro, um carro conversível com um grupo de amigos se divertindo em trajes de banho provocou a fúria da arquiteta Aline Araújo. Ela jogou uma garrafa de plástico nos passageiros, o suficiente para deflagrar a briga. O jornalístico foi em busca dos personagens deste barraco inusitado. "Em nenhum momento a gente estava ofendendo ela. Em nenhum momento a gente estava prejudicando ela ou a família dela ou qualquer das pessoas que estavam ali", afirma Priscilla Dornelles, que estava dentro do carro. 

Alguns destes momentos de ânimos exaltados também chamaram a atenção por envolver não apenas raiva, mas muitas ofensas de tom preconceituoso. Em uma padaria de São Paulo, Lidiane Biezok, 45 anos, foi presa em flagrante depois de insultar e agredir funcionários e clientes. Foi acusada de racismo e homofobia. Ela chegou a afirmar que o comportamento era resultado de transtornos mentais. "Os preconceitos que estão enraizados na nossa sociedade aparecem agora com mais frequência, graças a este recurso que é o telefone com filmadora. Você consegue mostrar para a sociedade que está acontecendo", diz o historiador e antropólogo Alexandre de Almeida. 

O Câmera Record vai ao ar aos domingos às 23h45. A apresentação é de Luiz Fara Monteiro.  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato