Compositores da música eletrônica brasileira são tema de documentário

Divulgação

O processo criativo e as reflexões dos músicos que estão por trás da cena eletrônica brasileira são o tema do documentário ''Eletrônica: Mentes'', dirigido por Dácio Pinheiro, Denis Giacobelis e Paulo Beto, que chega ao Curta!.  A proposta é mostrar que a linguagem desenvolvida através da tecnologia utilizada na produção da música eletrônica ultrapassa as pistas de dança, tornando-se parte de uma cultura globalizada. 

O longa também aborda os primórdios do gênero, relembrando o trabalho pioneiro dos compositores eruditos Jocy de Oliveira e Jorge Antunes ainda na década de 1960, quando iniciaram os primeiros experimentos eletrônicos. Conforme o tempo foi se passando, os equipamentos necessários para a produção desses novos sons se tornaram mais acessíveis e populares, gerando formatos e execuções diversas da música eletrônica no Brasil.

“Gerar sons, manipular sons, difundir esses sons... Lidar com isso é uma boa questão”, comenta o produtor e artista sonoro Dino Vicente, um dos entrevistados. Além dele, também participam do longa a produtora Juliana R, o produtor musical Apollo Nove e a musicista Paula Rebellato, da banda Rakta. A estreia é Segunda da Música, 14 de dezembro, às 22h30.

Balé do Teatro Castro Alves ganha homenagem em filme que estreia no Curta!

O Balé Teatro Castro Alves é uma companhia de dança contemporânea, que foi fundada em Salvador, Bahia, em 1981 e pertence ao teatro de mesmo nome. Trata-se da primeira companhia de dança do Nordeste brasileiro, sendo a quinta mais antiga do país. 

O documentário “Memórias em Movimento”, dirigido por Giovani Lima, explora os bastidores do teatro, entrevista coreógrafos e bailarinos e conta com imagens de espetáculos, além de fotos e filmes amadores. Inédito na TV, o documentário é uma produção da Malagueta Filmes viabilizada pelo Curta! junto ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Sexta da Sociedade, 18 de dezembro, às 18h20.

Segunda da Música – 14/12

22h30 – “Eletrônica: Mentes” (Documentário)

“Eletrônica: Mentes” investiga o processo criativo e as reflexões de músicos brasileiros que utilizam equipamentos eletrônicos em suas composições. Quando se fala em música eletrônica, a grande maioria das pessoas visualiza o ambiente das pistas de dança. No entanto, a linguagem musical desenvolvida a partir de equipamentos tecnológicos faz parte da cultura pop global desde o início do século passado. Na década de 1960, os pioneiros Jocy de Oliveira e Jorge Antunes iniciaram seus primeiros experimentos eletrônicos, em busca de novas interpretações sonoras. Ao longo das décadas, o avanço tecnológico barateou o acesso a equipamentos, ampliou os horizontes e criou diferentes formas de se pensar e executar música eletrônica no Brasil. Direção: Dácio Pinheiro, Denis Giacobelis e Paulo Beto. Duração: 75 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 15 de dezembro, terça-feira, às 02h30 e às 16h30; 16 de dezembro, quarta-feira, às 10h30; 19 de dezembro, sábado, às 14h30; 20 de dezembro, domingo, às 22h30. 

Terça das Artes - 15/12 

20h – “Geografia da Arte” (Série) – Episódio “Yves Saint-Laurent + Marrakech”

Yves Saint Laurent era o mais importante estilista internacional nos anos 70 quando se apaixonou pelo Marrocos. Desde então, ele e seu companheiro, Pierre Bergé, mantiveram casas em Marrakech, desenvolvendo uma forte relação com a cultura local. Um retrato sobre o amor do estilista pelo paraíso marroquino, onde ele mantinha o mágico Jardin Majorelle, sua casa preferida e onde suas cinzas foram espalhadas após a sua morte, em 2008. Diretor: Guto Barra e

Tatiana Issa. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 16 de dezembro, quarta-feira, às 0h e às 14h; 17 de dezembro, quinta-feira, às 8h; 19 de dezembro, sábado, às 19h45; 20 de dezembro, domingo, às 11h10.

Quarta de Cinema – 16/12

22h10 – “O Método” (Documentário)

“O Método” revela as ferramentas e conhecimentos utilizados por experientes documentaristas na arte e no ofício de representar a realidade. Diretores: Liliana Sulzbach, Carlos Roberto Franke. Duração: 80 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 16 de dezembro, quinta-feira, às 2h10 e às 16h10; 17 de dezembro, sexta-feira, às 02h10 e às 16h10; 18 de dezembro, sábado, às 10h10; 19 de dezembro, domingo, às 13h.

Quinta do Pensamento – 17/12

19h – “Cidades Possíveis” (Série) – Episódio Inédito: ”Energia”

Se a produção e o consumo de energia “movem" o mundo, há que se preocupar, e muito, com o impacto negativo que geram sobre o planeta. A emissão de gases de efeito estufa são uma enorme ameaça. O episódio aponta alternativas sustentáveis, através da implementação de fontes de energia sustentáveis e da compreensão do conceito de eficiência energética. Entre essas alternativas, estão a energia solar e a eólica, o uso de biogás, a energia de saneamento ecológico e compostagem, práticas de redução energética e uso intensivo de smartprids. Diretor: Eduardo Goldenstein. Duração: 26 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: dia 18 de dezembro, sexta-feira, às 13h; dia 19 de dezembro, sábado, às 09h25.

Sexta da Sociedade – 18/12

18h20 – “Memórias em Movimento” (Documentário) 

Os bastidores do Balé Teatro Castro Alves, com depoimentos de coreógrafos e bailarinos, trechos de espetáculos, fotos e filmes amadores. Diretor: Giovani Lima. Duração: 90 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: dia 20 de dezembro, domingo, às 01h; 21 dezembro, segunda-feira, às 12h20; 22 de novembro, terça-feira, às 06h20.

Sábado – 19/12

18h - “Sons Brasilis” (Série) – Episódio “Bossa Nova”

A Bossa Nova surgiu no Rio de Janeiro, no fim da década de 1950, pelas mãos e vozes de João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e outros jovens cantores e/ou compositores de classe média da Zona Sul da cidade. Com influências diretas do samba e do jazz, de início era apenas um termo relativo a um novo modo de cantar e tocar. Mas, com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, reverenciada em todo o mundo. O episódio foi gravado no Rio de Janeiro e em São Paulo e tem a participação de Marcos Valle, Carlos Lyra e Mariana de Moraes, entre outros.  Diretora: Adriana L. Dutra Duração: 26 min. Classificação: Livre Horários alternativos: 20 de dezembro, domingo, às 09h40.

Domingo – 20/12

15h20 – “Guarnieri” (Documentário)

Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado. Ao mesmo tempo em que foi essa figura pública, esteve frequentemente ausente na esfera familiar. Contrariando os caminhos do pai, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política, privilegiando a família. A partir desses retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri procura reconstruir a figura de seu avô distante. Valendo-se de materiais de arquivo íntimos e públicos, entrevistas e reencenações, o filme reflete sobre um passado ao mesmo tempo nacional e privado, e sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família. Diretor: Francisco Guarnieri. Duração: 71 min. Classificação: 12 anos.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato