Curta!On exibe ''Especial Democracia'', com documentários e séries sobre o tema

Divulgação Curta!on

No mês em que relembramos uma das passagens mais tristes da história do Brasil, a assinatura do AI-5, ocorrida em 13 de dezembro de 1968, o Curta!On – Clube de Documentários preparou o “Especial Democracia”, com 11 títulos, entre filmes e séries documentais. A proposta é estimular o debate sobre a importância e os desafios da democracia, e endossar o coro de que não podemos retroceder nos avanços conquistados. 

Trata-se de uma seleção de oito documentários e três séries que abordam o tema sob as mais variadas perspectivas. Entre os longas documentais, estão: “Democracia em Preto e Branco”, de Pedro Asbeg; “O Paradoxo da Democracia”, de Belisario Franca; “O Mês Que Não Terminou”, de Francisco Bosco e Raul Mourão; e “Excelentíssimos”, de Douglas Duarte. Já entre as séries, destaca-se “O Dia Que Durou 21 anos”, de Camilo Galli Tavares.

O Curta!On – Clube de Documentários é um streaming da Claro/NET disponível no NOW. Totalmente dedicada a documentários, a plataforma conta com a chancela e a curadoria do canal Curta! e já conta com mais de 450 produções em seu catálogo.

Confira a programação na íntegra:

DOCUMENTÁRIOS

Democracia em Preto e Branco: Narrado por Rita Lee e dirigido por Pedro Asbeg, o documentário “Democracia em Preto e Branco” aborda o movimento ideológico-futebolístico chamado “Democracia Corinthiana”, focando sobretudo na figura de Sócrates, jogador do Corinthians. O longa, produzido pela TV Zero, mostra o panorama esportivo, musical e político de uma época em que o país fervilhava em meio a greves e protestos pelas eleições diretas. 

Sobral – O Homem Que Não Tinha Preço: O documentário relembra a trajetória do jurista Heráclito Sobral Pinto, que ganhou visibilidade ao defender a democracia durante a ditadura militar. O longa-metragem é dirigido pela neta do jurista, a cineasta Paula Fiuza, e traz uma série de depoimentos de advogados e historiadores, além de imagens de arquivo que revelam o advogado e ressaltam a importância de seu trabalho na defesa da justiça e dos direitos humanos. Um dos depoimentos do filme é de Anita Leocádia Prestes, filha dos militantes comunistas Luiz Carlos Prestes e Olga Benário. 

Excelentíssimos: O diretor e roteirista Douglas Duarte e sua equipe estavam na hora e no lugar certos para assistir de perto a uma das mais importantes passagens da história recente do Brasil: o processo de impeachment de Dilma Rousseff. O que era para ter sido apenas um registro do panorama político diário tornou-se o documentário “Excelentíssimos”, uma produção da Esquina Filmes, que registrou os bastidores e o cotidiano do Congresso Nacional em momento de efervescência e extrema polarização.

Condor: As diferentes versões sobre a conexão entre as ditaduras militares do Cone Sul nos anos 1970 estão em “Condor”, documentário de Roberto Mader sobre a operação militar de mesmo nome. O filme apresenta depoimentos de vítimas e de algozes, que revelam como Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai perseguiram, torturaram e mataram, com apoio logístico e financeiro dos Estados Unidos, militantes de esquerda contrários aos regimes militares desses países. 

O Paradoxo da Democracia: O filme de Belisario Franca mostra que a noção de democracia foi posta em xeque em nações como Brasil, Estados Unidos, França, Egito e Ucrânia, por meio de fortes manifestações que culminaram na queda de governos, seja por vias eleitorais ou por golpes de estado. Pensadores respeitados em todo o mundo, como Jacques Rancière e Juan Carlos Monedero, analisam os diferentes contextos sociais em que está inserido esse sentimento de insatisfação, que parece unificar sociedades tão díspares.

Uruguai na Vanguarda: Na segunda metade do século XX, assim como outros países latino-americanos, o Uruguai foi marcado por uma ditadura que reprimiu duramente os movimentos sociais e os partidos, bem como a livre reunião de pessoas e a cultura popular. Porém, a resistência se fortaleceu e, embalada pelo tambor do Candombe — ritmo de origem africana bastante popular no país —, conquistou não apenas o fim do regime militar, como também abriu caminhos para outras pautas dos movimentos sociais.  Todo esse processo político é tema do documentário “Uruguai — Na Vanguarda”, de Marco Antônio Pereira.

O Mês Que Não Terminou: Em “O Mês Que Não Terminou”, o espectador relembra dois movimentos internacionais de 2011, o “Occupy Wall Street”, em Nova York, e “Os Indignados”, em Madrid, fazendo uma ligação entre essas ações e as manifestações que ocorreram no Brasil durante junho de 2013. Segundo os diretores, essa agitação desembocou nos protestos a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2014; também teria sido motor de propulsão da Operação Lava Jato e da ascensão da extrema direita no Brasil. 

Born Free – Filhos da Revolução: Celebrando os 20 anos do fim do apartheid e a eleição de Nelson Mandela, primeiro presidente negro de uma África do Sul democrática, o país voltou às urnas em 2014 para escolher um novo líder. Eram eleitores que votariam pela primeira vez, a geração “Born Free”, registrada pelo documentário de Bernardo Rebello.

SÉRIES

O Dia Que Durou 21 Anos: O documentário do diretor Camilo Galli Tavares, dividido em três episódios, revela detalhes sobre a participação dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 no Brasil, bem como importantes documentos americanos considerados secretos durante o regime. A produção apresenta textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos e imagens inéditas. A narração fica por conta do jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político. 

Imagens do Estado Novo: Com intenso trabalho de pesquisa e de produção, em "Imagens do Estado Novo 1937- 45", o diretor Eduardo Escorel recorre a cinejornais, cartas, filmes, diários e músicas populares para explorar as contradições do período político histórico que dá nome à obra. No primeiro episódio, imagens oficiais e registros de família, o diário de Getúlio Vargas e músicas de época revelam a consolidação do regime autoritário até as vésperas do golpe que dá início ao Estado Novo, com a suspensão dos direitos constitucionais, censura à imprensa e intensificação do anticomunismo no Brasil e no mundo.

História do Anarquismo: Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos de História Social, essa série de três documentários mostra as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento que, de Paris a Nova York, de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato