Discovery exibe o documentário ''Existir e Resistir: O Desafio da Depressão'', com narração de Zeca Camargo

Divulgação

Nesta quarta-feira, 9 de dezembro, às 23h45, o Discovery exibe o documentário original EXISTIR E RESISTIR: O DESAFIO DA DEPRESSÃO, uma coprodução local com a Mixer Films, com apoio da Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson. Ao longo de uma hora de duração, o especial se baseia no relato de seis pacientes com  depressão, bem como de profissionais de saúde que discutem as características da doença, os desafios do diagnóstico e do tratamento.

Além da exibição no canal linear, o especial ficará disponível no Discovery.com a partir da mesma data; e de quinta-feira, dia 10, em diante, a produção também passa a integrar o catálogo VOD das principais operadoras. EXISTIR E RESISTIR: O DESAFIO DA DEPRESSÃO também marca a estreia de Zeca Camargo como narrador. Além do documentário, haverá sete pílulas de um minuto cada sobre o tema que serão exibidas tanto na TV quanto no site e nas redes sociais. Em social media, haverá ainda mais conteúdo voltado à depressão com o objetivo de educar a respeito da doença.

Mesclando as falas de médicos e pacientes, o especial desmistifica diversos assuntos relacionados à depressão e que vão desde fatores que contribuem para o surgimento dos quadros depressivos, à influência de fatores hereditários, dos hábitos de vida e das condições sociais, à eventual presença de ideação suicida. A importância do diagnóstico rápido e da busca pelas formas mais adequadas de cuidado para cada caso também são mensagem centrais.

A ampla discussão sobre o tema é construída a partir dos relatos de seis pessoas que convivem com a doença, quatro delas brasileiras: o comerciante Mauro Costa; a estudante de medicina Ana Carolina Oliveira; o psiquiatra do Hospital das Clínicas Rodrigo Martins Leite; e a modelo e atriz Talytha Pugliesi – eles estão entre os 11,5 milhões de pessoas diagnosticadas com a doença no País. Também participam a escritora e jornalista colombiana Mariángela Urbina Castilla e a mexicana Maria del Rocio Garcia Rey, doutora em Letras. 

Tratando abertamente de suas histórias e dos estigmas que enfrentaram, essas fontes demonstram que a depressão é uma doença silenciosa, sem rosto definido ou classe social. Ao compartilharem suas experiências pessoais, mostrando os caminhos que vêm trilhando para enfrentar as fases da doença, e ao revelarem os procedimentos terapêuticos que funcionam melhor consigo, elas encorajam a procura por ajuda. Suas jornadas em busca de tratamento e de apoio contribuem para o importante e necessário diálogo que, por sua vez, combate mitos e preconceitos sobre a doença.

Junto aos depoimentos francos dos participantes estão entrevistas com médicos e especialistas do Brasil, México, Argentina e Colômbia. Entre eles está Luciana Sarin, psiquiatra da Escola Paulista de Medicina e da Unifesp; Humberto Correa, psiquiatra da Universidade Federal de Minas Gerais; e os também psiquiatras Rodrigo Córdoba, diretor do Departamento de Psiquiatria da Universidad del Rosario da Colômbia; Ricardo Marcelo Corral, Chefe de Pesquisa e Ensino do Hospital Borda; Daniel Mosca, Coordenador da Equipe de Fatores Humanos do SAME (Sistema Público de Emergências da Cidade de Buenos Aires), ambos da Argentina; e Juan Manuel Quijada Gaytán, da Universidad Nacional Autónoma de México. O panorama fornecido pelos profissionais auxilia os espectadores a compreender a configuração do quadro depressivo, os fatores que o compõem, além de trazer informações sobre pesquisas recentes e possibilidades de tratamento.

EXISTIR E RESISTIR: O DESAFIO DA DEPRESSÃO foi produzido com o apoio da Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson. O documentário tem produção executiva de Adriana Marques e direção geral de Rodrigo Astiz. Eduardo Teixeira é o responsável pelo branded content pela Discovery Networks.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato