''Família de Axé'', coprodução do Canal Brasil, retrata a cultura do candomblé e a fé nos orixás

Divulgação

''Família de Axé'', documentário dirigido por Tetê Moraes, estreia terça-feira, dia 29/12, às 19h, no Canal Brasil. O filme, coprodução do canal, dá voz ao pai de santo baiano Alberto Ribeiro Santana e revela a luta para manter viva a cultura de seus ancestrais africanos e do candomblé.

A relação da diretora com o terreiro começou em 1985, na Bahia, por conta de uma reportagem que produzia para a BBC. Desde então, passou a retornar com frequência e registrar pequenos trechos dos rituais e os momentos de afeto construídos ao longo dos anos pela família. No documentário, a música, as celebrações, as vestimentas, a culinária e as explicações sobre os orixás contrastam com os relatos sobre o preconceito e os atos de violência vividos pelos integrantes.

No Brasil, os ataques de intolerância religiosa aumentaram mais de 67% em 2019, segundo dados do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Dentre as vítimas, praticantes de religiões de matriz africana são as mais afetadas, totalizando mais de 50% dos ataques identificados. Nesse contexto, o retrato familiar de Moraes em “Família de Axé” se faz essencial para desconstruir o ódio e aproximar o público dos integrantes do candomblé.

Família de Axé (2019) (77’)
INÉDITO E EXCLUSIVO
Classificação: Livre
Direção: Tetê Moraes
Horário: Terça, dia 29/12, às 19h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato