Gloob: Juntaê constrói novo espaço infantil em praça de Heliópolis

Crédito: Edu Vianna

A comunidade de Heliópolis, em São Paulo, recebeu no último sábado (20/12) um novo espaço de brincar ressignificado pelo Juntaê, causa adotada em 2018 pela Unidade Infantil da Globo - canais Gloob e Gloobinho - e que visa promover a consciência coletiva e o valor da colaboração entre as crianças. Pela segunda vez atuando em uma comunidade, a iniciativa é realizada em parceria com o Erê Lab, através da Plataforma Coop-Erê - braço do Erê Lab responsável por conectar poder público e iniciativa privada com o objetivo de desenvolver o espaço urbano das comunidades voltados para infância. A plataforma recebe e faz a curadoria das propostas das comunidades para construção e/ou revitalização de espaços de brincar e, dessa vez, Heliópolis foi a beneficiada pelo Juntaê em 2020. O desenvolvimento e construção do espaço de brincar do "Parque da Praça Santa Ediwiges" contou ainda com a colaboração dos moradores a fim de dar luz às necessidades locais. O novo espaço de brincar irá impactar cerca de dez mil crianças ao longo de um ano.

Para ressignificar o espaço de brincar, a parceria e o envolvimento da comunidade foram essenciais. No total, 48 crianças e adolescentes se engajaram em atividades desenvolvidas para gerar um sentimento de pertencimento com o novo espaço. Os jovens participaram de um concurso literário para estampar uma placa com a história do local e as crianças foram convidadas a fazer desenhos que representassem atividades que elas gostariam de fazer ao lado dos amigos na nova praça. Além disso, a UNAS, Associação de Moradores da região, composta por 720 pessoas, contribuiu ativamente no projeto.

A inciativa traz o conceito do livre brincar para dentro do espaço urbanizado de Heliópolis. A renovação da praça entrega ainda mais mobilidade com a ampliação da área e construção de uma rampa de acesso. Além disso, as crianças da comunidade poderão se divertir em equipamentos de brincar para todas as faixas etárias, como: uma Apoteose com escorrega, um Circuito Aventura Cidade do Sol com diferentes propostas de movimentos do brincar, e ainda uma Vitória Régia acessível, que rotaciona, girando 360 graus.

"Dois anos após a entrega das primeiras praças, percebemos o amadurecimento da nossa causa e a necessidade crescente de contribuir para o ‘livre brincar’, que é um conceito fundamental para o desenvolvimento das crianças. É com muita alegria que, em 2020, Heliópolis recebe o nosso quarto espaço de brincar ressignificado. E pelo segundo ano consecutivo, o projeto atende uma grande comunidade. Tivemos a grata surpresa de encontrar uma população local engajada no poder da colaboração e no nosso projeto, que é a materialização dos valores do Gloob e uma semente capaz de gerar transformação. Essa nova iniciativa tem tudo para ser uma experiência incrível e, assim, nos incentivar ainda mais no desejo de multiplicar o propósito ‘Juntaê’", declara Luciane Neno, gerente de Marketing e Plataformas Digitais da Unidade Infantil da Globo.

A iniciativa acontece mais uma vez em parceria com o Erê Lab - empresa de criação e desenvolvimento de objetos de diversão, interagir e participar, que encorajam o livre brincar. Além das obras na praça para assegurar diversão e segurança aos pequenos, a equipe do Coop-Erê também será responsável por capacitar os moradores da comunidade para que, juntos, possam realizar a conservação do espaço, a partir de um kit manutenção que será doado e está inserido dentro da metodologia Coop-Erê.

"Partimos de conversas com a comunidade e do conceito de Cidade Sol (Hélio=Sol, Pólis=Cidade). Projetamos raios solares que cortam a praça e iluminam o território. Um espaço inclusivo. Esse é um território construído a várias mãos, em um espaço que não possuía um propósito de uso. Isso se chama criação do território da criança e é uma ação que gera muito valor. É um espaço para se observar de cima para baixo, como o sol, para ver as crianças crescerem saudáveis de baixo para cima, como a natureza. Estamos muito satisfeitos com mais essa parceria com o Juntaê, que é feita por pessoas e empresas que acreditam na transformação de nossa sociedade através da união de todos os atores envolvidos", comemora Roni Hirsch, Sócio e Diretor Criativo do Erê-Lab.

Desde o lançamento da causa Juntaê, em 2018, já foram entregues 3 praças: no Rio de Janeiro, no Bairro Peixoto (2018), em São Paulo, no Parque Buenos Aires (2018) e em Paraisópolis (2019). Desde o início de dezembro, os projetos sociais dessas comunidades e redondezas podem receber doações através da plataforma Pra Quem Doar, da Globo (https://redeglobo.globo.com/Responsabilidade-Social/para-quem-doar/). Os projetos sociais Ballet Paraisópolis, Orquestra Filarmônica da Paraisópolis, Pró-saber SP (Paraisópolis, SP), Casa da Amizade (Paraisópolis, SP), Instituto Tiago Camilo (Heliópolis, SP) e UNAS (Heliópolis, SP) já estão na plataforma.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato